Gastronomia Lifestyle Passeios Tips28 de abril de 2020

Rota do vinho em Mendonza

image_print

Olááá, viajantes!!

Quem aprecia um bom vinho com certeza deve conhecer/ouviu falar da cidade Mendoza, na Argentina.

Mendoza é província localizada no Oeste da Argentina, sendo capital da região de Cuyo.

A cidade possui 1.200 vinícolas (apenas 150 abertas ao enoturismo), divididas entre caseiras/familiares e multinacionais, ao ponto da cidade se autodenominar “Terra do Sol e do bom vinho”, errado eles não estão!! 🙂

Mendoza é a rainha da uva Malbec, mas outras uvas são cultivadas. Para os vinhos brancos, há plantação das uvas Chardonnay, Sauvignon, Chenin Blanc, Ugni Blanc, Viognier,Sémillon e Torrentés. Enquanto os tintos são Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, Bonarda, Sangiovse, Tempranillo, além do Malbec, claro.

E é sobre os vinho da região que vamos falar nesse post, conhecemos a linda Mendoza  e fomos passear em quatro (excelentes) vinícolas. Confere nossa saga com os vinhos argentinos.

Adega Cava de Don Arturo

Situada na região do Vale do Lunlunta, é a primeira região vinícola de Mendoza, e a Cava de Don Arturo foi uma das pioneiras a se instalar na região, no início do século XX, a administração da Adega continua sendo familiar.

No mesmo espaço encontramos os vinhedos e a adega, facilitando o processo o transporte da uva para a vinificação (conjunto de operações técnicas que garantem a transformação da uva em vinho). as uvas cultivadas são: Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah.

A colheita é realizada uma vez por ano, no mês de Março, o que faz aumentar o números de funcionários, subindo de 09 (nove) para 150 (cento e cinquenta)!! Por ano, a Cava de Don Arturo produz 1.200.000 litros de vinho.

São 03 classes de vinho: os que não passam pelos tonéis de madeira, Premium – passa pelos tonéis, Celebración – criado em 2003 para o casamento da filha do proprietário da cava, é a melhor safra da adega. Os vinhos da linha Premium ficam de 03, 09 ou 12 meses armazenados nos tonéis de madeira. Perfeição!!

No final da visita pela adega, somos contemplados com 04 tipos de vinho para degustar – malbec, cabernet sauvignon e syrah. Inicialmente, os vinhos da degustação não os que ficam nos tonéis de madeira, depois é servido um cabernet sauvignon premium. As bebidas são acompanhadas de pão com azeite de uva e orégano.

Uma curiosidade da Cava: os vinhos não são vendidos para terceiros, são consumidos no local ou vendidos diretamente para os clientes e visitantes que forem na Adega.

Endereço: Franklin Villanueva, 2233. Lunlunta, Maipú. Mendoza, Argentina.

Baudron

Fundada em 1940, a Baudrón Bodegas y Viñedos é a união entre paixão por vinhos e empresa familiar. A origem da família é europeia – França e Itália, escolheram Maipú, em Mendoza para fabricar os 4 milhões de litros por ano!!!

Ao contrario da Cava de Don Arturo, onde nós visitamos os vinhedos e a produção, na Baudron só há a produção com ares industrial. O ambiente tem a dose certa de penumbra e temperatura.

O passeio começa no interior da bodega, onde a uva é recebida e armazenada. Seguindo por todas as áreas de produção. É na Sala de Degustação que termina o passeio, com 03 vinhos para degustar.

Endereço: San Martín 673, M5515. Maipú, Mendoza, Argentina.

Catena Zapata 

Nossa preferida!! Nosso amor por vinho sul-americano é todo dela!! <3

Fundada em 1902, a Bodega Catena Zapata, é conhecida por seu papel pioneiro na ressurreição de Malbec e na descoberta de terroirs de altíssima altitude nos solos andinos de Mendoza.

A Bodega Catena Zapata tem como objetivo: “produzir vinhos ricos e inesquecíveis, fiéis ao lugar especial de onde vêm. A história de Catena é a história do vinho argentino.” Afinal foi Don Nicola quem plantou a primeira vinha de Malbec na região.

Tudo começou em 1900, com a vinda de Don Nicola Catena, da cidade de Marche, na Itália. O nome “Zapata” veio da união do filho de Nicola, Domingo Catena com Angélica Zapata que ao assumirem a vitivinícola a transformaram em “Catena Zapata”

Hoje a bodega está no comando da quarta geração da família, e cada vez mais, a Bodega Catena Zapata vem se destacando entre os melhores vinhos do mundo, concorrendo “cabeça a cabeça” com as cavas europeias.

Desde 2009 até os dias atuais, a Vinícola Catena Zapata recebeu diversas distinções e prêmios por seus vinhos, os quais se consolidaram a partir de sua qualidade excepcional, superando inclusive os vinhos europeus, dentre eles: Decanter Man of the Year, Prêmio de Serviço Distinto para Espectadores do Vinho, Prêmio Der Feinschmaker, Wine and Spirits e Wine Enthusiast Winery Awards.

A visita acontece na Vinícola Catena Zapeta. Um imponente edifício em forma de pirâmide, inspirada na cultura Maia (Templo de Tikal, da Guatemala) recebe os visitantes para assistir um breve vídeo sobre a historia da casa, seguindo de um mini tour por alguns compartimentos (sala das barricas e adegas) da empresa, e finalizando com degustações que podem variar de acorod com o tipo de degustação escolhida.

Endereço: Cobos S/N, M5509. Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina.

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!
E não esqueça de “amar” o post ?
P.s.: Algumas fotos foram retiradas da internet!