Gastronomia Lifestyle Passeios Souk Tips16 de janeiro de 2018

Praças de Gramado: prazer ao ar livre

image_print

Oiii, genteee!!!!

Gramado é uma charmosa cidade localizada na região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Apresenta grandes atrativos naturais e construções, deixando visitantes encantados. Opções não faltam nesta elegante cidade com ares europeus em pleno território brasileiro.

No post de hoje vamos explorar as praças da bela Gramado. Coisa boa é ter uma boa praça para passear, um passeio em contato com a natureza, respirando ar puro, acesso fácil, cenário para liiindas fotos (em qualquer estação) e o melhor de tudo, passeio gratuito!! Enfim, bons motivos não faltavam para conhecer as praças de Gramado.

Praça Major Nicoletti

Situada na Avenida Borges de Medeiros (o endereço mais movimentado de Gramado), foi inaugurada em 1936, sofreu reforma e foi reinaugurada em 2003 homenageando o 1º sub-intendente do local, Major Nicoletti.

A praça guarda grandes atrativos da cidade: Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais.

Praça das Etnias – Casa do Colono

Ainda na Avenida Borges de Medeiros encontramos a Praça das Etnias, homenagem justa aos países colonizadores do estado do Rio Grande do Sul e da cidade de Gramado: Alemanha, Itália e Portugal. Nela podemos apreciar a arquitetura e artesanato dos três países. Na Praça das Etnias ainda temos a possibilidade de conhecer a Casa do Colono, voltada para apresentação dos produtos típicos da região, produzido pelos artesãos da cidade.

Praça das Mães

Outra praça que homenageia seus pioneiros é a Praça das Mães. Os homenageados da vez são os antigos moradores de gramado, os índios Caingangues. Há a estátua em tamanho natural de uma mulher (mãe – dai o nome da praça) com seu filho no colo, reflete a primeira mão da localidade. A praça ainda possui o carvalho-europeu, símbolo do respeito pela vida e pela memória de Gramado. Está localizada na Rua João Petry.

Praça das Rosas

Infelizmente é pouco visitada a Praça das Rosas (Rua Emílio Sorgetz), porém é um encanto de lugar, ainda mais depois da sua revitalização, em Maio de 2017. São milhares de mudas de rosas, além de deixar o local colorido e cheiroso, trás toda a calmaria e paz que uma praça deve passar aos seus convidados”, é chegar, escolher um dos bancos e contemplar toda a paz da praça.

Praça Leopoldo Rosenfeldt

Sabe o Kikito (Deus do Bom Humor), símbolo e troféu do Festival de Cinema de Gramado?? Então é na Praça Leopoldo Rosenfeldt (Avenida Borges de Medeiros) que vocês tem a chance de tirar uma foto com a estátua em tamanho humano. Cercada por belos jardins e pelas bandeiras de todos os estados brasileiros (alguns a conhecem como Rótula das Bandeiras), a praça agracia o então Senador da República e considerado pelos gaúchos como o “Pioneiro do Turismo de Gramado”, Leopoldo Rosenfeldt (1899-1961). Além de fomentar o turismo na cidade, Leopoldo foi idealizador de outras grandes atrações em Gramado, o Lago Negro e o Lago Joaquina Rita Bier.

Praça do Moinho

Aqui temos uma praça com outra proposta, em vez de flores, bancos, monumentos/estátuas e afins, na Praça do Moinho (Rua Wilma Dinneber) temos reunião de lojas e restaurantes recebendo sombra de duas araucárias estrategicamente posicionadas na calçada. A ideia dos atrativos foi tão boa que alteraram o nome para “Centro Comercial Praça do Moinho”. Sabe aquelas famosas foto dos turistas ao lado de um gigante termômetro quando as temperaturas estão beeem baixas em Gramado?? Pois é, são tiradas na Praça do Moinho. #FicaDica 😉

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!
E não esqueça de “amar” o post ?
P.s.: As fotos foram retiradas da internet!