Passeios Tips16 de julho de 2020

Poznań – a pequena potência polonesa

image_print

Oii, gente!!

Quando falamos da Polônia, de imediato duas cidades são citadas, Varsóvia e Cracóvia. Cidades famosas, a primeira é capital e a segunda conhecida pelos fatos da II Guerra Mundial.

Agora quando falamos na cidade de Poznań poucos conhecem, não por “insignificante”, mas por não ser devidamente valorizada no “Novo Mundo”, apesar de ser a quinta maior cidade da Polônia.

Fundada no século X a beira do Rio Warta, na região Centro-oeste da Polônia, a 300km (186.41 miles) da capital Varsóvia, Poznań foi o primeiro bispado da Polônia, em 968, capital da Polônia entre os períodos de 940 a 1039 e 1290 a 1296.

O crescimento econômico, cultural, politico e importância patrimonial de Poznań vem se destacando ano após ano. Tanto é que na pesquisa de 2008 da “World Cities Study Group an Network – GaWC”, a cidade de Poznań figurou como cidade de grande relevância.

A identidade multicultural a torna um grande atrativos para feiras, congressos, encontros e outros tipos de eventos, todos os anos, a cidade de Poznań recebe mais de 90 eventos de todo os segmentos possíveis.

Conheça os principais pontos turísticos da cidade que promete te surpreender.

Praça do Mercado Velho (Stary Rynek)

Ocupando uma área de 02 hectares, é rodeada de prédios antigos com dois andares, são cafés, bares, pubs, restaurantes, bancos e lojas de artesanato.

Os belos edifícios são da época da renascença, chama a atenção os Palácios Działyński e Mielżyński, o monumento Bamberka e as quatro chafarizes – Prosérpina, Marte, Apolo e Netuno e a antiga Câmara Municipal.

Antiga Câmara Municipal (Museu de História de Poznań)

Cartão postal da cidade de Poznań pela sua importância história a detalhes arquitetônicos. Era nesse prédio que as decisões mais importantes da cidade eram tomadas, e sua arquitetura é referencia para o renascentismo polonês. O seu interior possui traços góticos com abóbodas de nervura cruzada.

A tradição se mantém, e até hoje, ao meio dia, um trombonista toca o clarim de Poznań, considerado o hino da cidade, e duas cabras mecânicas “batem cabeça”, precedida pela batida do relógio saem do casulo e se expõe a vários turistas e moradores.

Catedral de Poznań (Archcathedral Basilica of St. Peter and St. Paul)

Consagrada para São Pedro e São Paulo, a Catedral de Poznań é das igrejas mais antigas da Polônia, inaugurada no século X, está na pequena ilha de Ostrów Tumski (noroeste da cidade).

Inicialmente foi construída em estilo pré-românico (o que pode ser visto no porão da catedral), posteriormente em estilo românico, até ser reconstruída em estilo gótico.

Castelo Imperial (Zamek) – Centro Cultural

Onde antes era antiga residência do imperador Wilhelm II, agora é sede do Centro Cultural da cidade. Há galeria, cinema e sala de concertos. O Castelo Imperial é um dos monumentos mais importantes de Poznań, erguido no século XX por ordem dos prussianos.

Conjunto de construções Jesuítas

Os jesuítas deixaram sua marca histórica na cidade. Um belo conjunto de construções no centro antigo da cidade. A Igreja de São Stanislau é a melhor representação do estilo barroco polonês do século XVII, o interior é “cair o queixo” com esculturas, estuque e pinturas. A cúpula ganha destaque especial por ser do segmento ilusionista de autoria de Stanislaw Wroblewski.

Ao lado da igreja está um edifico de três andares (do século XVIII) em forma de ferradura, onde antes figurava a Universidade Jesuíta, hoje é o escritório administrativos da cidade.

Gostaram? Deixe comentários, vamos adorar saber.
E não esqueça de “amar” o post. 😉
P.s.: As fotos são “Arquivo Pessoal”