Passeios Tips26 de outubro de 2015

Penglipuran Village-Vila tradicional balinesa

image_print

Olá amados balinenses,

Nosso passeio hoje será por uma bela vila tradicional de Bali, Penglipuran Village, com características únicas de vida e cultura, sem influência moderna, e com ar puro (localizada 700m (2296.59 feet) acima do nível do mar), seu nome, segundo os antigos vem de Pengeling Pura e significa não esquecer dos antepassados, mas também há quem diga que deriva de Penglipur que significa entreter, essa segunda hipótese de significado é reforçada pela história contada sobre os antigos imperadores que iam até a vila para se divertir, e por ser um lugar tranquilo lhe trazia bons pensamentos quando estavam com problemas.

A vila é muito limpa, com avenida ladeada por casas com suas fachadas revestidas com musgo e telhados presa com bambu. Penglipuran é conhecida por sua especialidade em bambu, que os aldeões manipulam com notável destreza e originalidade.

Caminhando até o templo você vai descobrir a Bale Agung, a casa de reunião da vila. O recurso monetário principal para os moradores se encontra além, na floresta de bambu em 75 hectare. Mas na avenida principal, dentro das casas, encontramos pequenos comércios, os moradores tem suas vendas de comida e bebidas, o que nos ajuda bastante, pois Bali é bem quente, e é sempre bom nos refrescar.

A vila foi fundada cerca de 1000 anos e sua localização é bem estratégica religiosamente. Fica exatamente ao Sul do Monte Batur, e Oeste do Monte Agung. Conferindo orientação sagrada para a aldeia, o que foi um desafio complicado para seu fundador, pois se tivesse sido voltada para o Monte Batur, teria deixado o Monte Agung furioso, e vice-versa.

A rua principal da vila vai para cima, por uma sucessão de paradas simbolizando uma longa subida para o mundo dos deuses, ao final da aldeia, o grande templo fecha a rua. Penglipuran é a única vila em Bali com uma perspectiva, confereindo a aldeia seu caráter majestoso. E com intuído de celebrar o poderoso Deus Agung, todos os templos familiares são orientados para o Monte Agung e não para o Monte Batur.

O plano da aldeia pode ser visto como uma representação cosmológica do mundo religioso da maioria dos balineses: no ponto mais baixo da vila estão o campo de cremação e o cemitério, simboliza o mundo da impureza, e dos espíritos; a rua principal, com as casas de habitação, é o mundo dos seres humanos; e, o templo no topo é o mundo dos deuses hindus e dos Ancestrais.

Esta representação cosmogônica é expressa na forma de templos simples que podem ser vistos em todos os lugares em Bali, principalmente nos campos de arroz. A base é o mundo dos espíritos, o pilar é o mundo dos seres humanos e do trono no topo é o mundo dos deuses.

Penglipuran_Village-Vila_tradicional_balinesa-vila

O número de casas permaneceu inalterado: 76. Se a família deseja estender uma casa para um novo membro da família, isso só pode ser feito na parte de trás da casa. Cada família possui um hectare de floresta de bambu para sua produção de artesanato. Pouco antes do templo, pode-se ver uma casa longa excelente, dedicado ao encontro dos homens casados da aldeia, formando o conselho de Penglipuran. Lá também, as mulheres preparam oferendas para as cerimônias do templo.

Penglipuran Village está localizado em Kubu Village, Distrito de Bangli, Bangli Regency, Bali, Indonésia. Penglipuran Village está cerca de 6 km (3.73 miles) da cidade mais próxima Bangli ou um quilômetro da aldeia de Kubu

A atmosfera do local é incrível.

O que acharam deste lugar lindo e encantador?