Passeios Tips27 de julho de 2016

Paris, uma cidade apaixonante!!!

image_print

Oii, gente!!!

Quem conhece Paris não esquece jamais!! O que tanto encanta na capital da França? Será os bairros charmosos, Museus consagrados, arte de rua, a rica histórica, as feiras, os jardins, os icônicos monumentos, ou tudo isso junto, misturado ao fato de estarmos na Europa??

A gastronomia impressiona e agrada a todos, a maior concentração de restaurante estrelado por metro quadrado. O famoso pão baguete e um delicioso croissant somado a um bom café, já deixa qualquer francês disposto pela manhã. Os macarons são os doces mais queridos, deliciosos e famosos, entre franceses e todo o mundo. E a bebida?! Champagne!!

A moda da capital francesa é referência na França e no mundo, sua semana de moda, atrai os maiores e melhores críticos de moda. Chanel é marca francesa que reflete muito bem o estilo francês, sofisticação e elegância em forma de roupa.

Quanto aos passeios, fica até difícil saber por onde começar. Separamos por bairros para melhor organização de passeio, mas antes vamos entender como eles são e como funcionam: Em francês se chama “quartier”, dentro dos “quartier” há uma divisão, denominada “arrondissements” (eme), existem 20 em Paris. A contagem dos “arrondissements” começa de dentro para fora, como se fosse um caracol.

Sisters_in_Travel-Paris_um_destino_apaixonante-mapa4

O primeiro 1er, localizado a direita do Rio Sena, neste “arrondissements” encontramos o Louvre, o Palais Royal, Palais de Justice, Jardin des Tuileries, a famosa Rue de Rivioli (se estende até a 4éme) e a Rue Montorgueil, cercada por excelentes cafés, bares e restaurantes. Uma boa opção para apreciar a culinária francesa!!!

O 2éme, é um distrito comercial, igualmente localizado a direito do Rio Sena, onde é possível encontrar o prédio da Bolsa de Valores e a Biblioteca Nacional da França. 3éme e 4éme, pertencentes ao “quartier” Marais, era um antigo bairro judeu, hoje é reduto da juventude que vai em busca de entretenimento nos badalados pubs. Para quem procura pontos turísticos, há o Place dês Vosges, Musée Carnavalet e a Rue Vielle du Temple com restaurantes e cafés conhecidos e que faz a ligação entre os “arrondissements” 3 e 4.

Do lado esquerdo do Rio Sena, temos o 5º, 6º e 7º “arrondissements”. No 5éme vislumbramos as famosas faculdades (como a consagrada e renomada Sorbonne)e escolas francesas, além do Boulevard Saint Michel, Panthéon, Musée National du Moyen Âge e o Instituto do Mundo Árabe, o contato da natureza fica por conta da presença do Jardim de Luxemburgo.

Enquanto isso o 6éme exala classe da alta sociedade parisiense. Palais du Luxembourg e Boulevard Saint-Germain, com mais bistrôs e restaurantes charmosos. Dando continuidade o charme do “arrondissements” anterior, temos o 7éme, é nele que encontramos a imponente Torre Eiffel, Champs-de-Mars, Hôtel dês Invalides, Museu D’Orsay, Rodin e du Quai Branly.

A famosa Avenida Champs-Élysées com as mais requintadas lojas de luxo, Arco do Triunfo e Ponte Alexandre III pertencem ao 8éme. O comércio de compras de luxo continua no 9éme que abriga a Galeries Lafayette, Printemps, Palais Garnier, esta área ainda acolhe o bairro Pigalle famoso pela presença de cabarés (Moulin Rouge fica na Praça Pigalle), colado ao Pigalle, temos Montmatre que inicia o 18éme com a Basilica de Sacré-Coeur sendo seu principal atrativo turísticos, além das lojinhas tipicamente turísticas. Esses “arrondissements” são turísticos, porém, um pouco afastadas do centro da cidade.

Gares de L’Est e du Nord são notados no 10éme. Place de la Bastille e a Ópera Bastille dividem espaço no 11éme que também é área residencial mais povoada de Paris. O 12éme comporta a estação de trem Gare de Lyon o parque “Bois de Boulogne”, o “pulmão de Paris”. Melhor lugar para tirar foto da Torre Eiffel é no Trocadero, localizado no 16éme.

Os “arrondissements”, 12éme, 13ème, 14ème, 15ème, 17ème, 19ème e 20ème são bairros residenciais, por isso poucos atrativos turísticos.

Por fim, há duas pequenas ilhas dentro do Rio Sena: Île St. Louise e Île de la Cité. Catedral de Notre Dame está na Île de La Cité, a maior das duas ilhas. Há pontes que ligam as ilhas a margem. Paris, sont magnifiques!!

Sisters_in_Travel-Paris_um_destino_apaixonante-aerea1

O que acharam de conhecer Paris por arrondissements?? Deixe nos comentários, vamos adorar saber!!

E não se esqueça de “amar” o post!! 😉

P.s.: As fotos foram retiradas da internet!