Passeios Tips7 de julho de 2020

O lado verde de Amsterdam

image_print

Oii, gente!!

O que antes era uma pequena vila de pescadores agora é a orgulhosa capital da Holanda, tendo prosperado com o comércio na Era de Ouro holandesa durante o século XVII.

As vibrações dos bons tempos continuam na abundância de parques verdejantes de Amsterdam, com grandes lagos e lagoas. E foi essa parte verde que selecionamos, saímos dos belos canais e casas geminadas para um passei com maior contato com a natureza e traços únicos de Amsterdam.

Vondelpark

Maior e mais famoso parque de Amsterdam atrai uma grande quantidade de locais e turistas não só pela área verde, mas também pelos lagos, pista de corrida, bares/restaurantes e claro, pelos gramados convidativos para um piquenique em um dia de Sol.

O exuberante local de 45 hectares inclui um famoso teatro ao ar livre, inúmeros parques infantis e vários cafés e restaurantes, tornando-o um centro de atividades próspero em qualquer estação do ano. Sem surpresa, é amado por visitantes e moradores locais.

Ingresso: Entrada franca
Horário de funcionamento: Aberto 24horas.
Endereço: Vondelpark, 1071 Amsterdam, Netherlands.

Oosterpark

Oosterpark foi o primeiro grande parque público criado pelo município em Amsterdam. Foi projetado em 1891 por Leonard Antonij Springer (1855-1940), um dos principais arquitetos paisagistas do país, filho de um conhecido pintor realista.

Oosterpark possui vários monumentos importantes e inúmeras esculturas. O Monumento Nacional da Escravidão (Monumento Nacional Slavernijverleden), de Erwin Jules de Vries, artista nascido no Suriname, comemora a abolição da escravidão na Holanda (1861). Outro grande monumento, de Jeroen Henneman, escultura moderna de 4,5 metros (quase 15 pés) de altura, chamado “ O Grito ” (“De schreeuw”) – é um memorial do diretor de cinema Theo van Gogh (1957-2004), um primo distante do pintor, assassinado em 2004 por um extremista muçulmano nas ruas próximas ao parque. Segundo seu criador, “Theo grita nesta escultura por misericórdia”. Chama menor”- um grande resumo feito de tubos de aço inoxidável pelo artista e escritor contemporâneo Jan Wolkers, comemora o movimento literário holandês chamado De Tachtigers. Um pequeno bronze simpático, representando três homens sentados no banco chamado “Titaantjes”, de Hans Bayens, é um monumento a um escritor Nescio e seus colegas. O “Cavaleiro de cabra” (“De Bokkenrijder”) de bronze é de Gerrit Boluis, “Playing Childern” é de Kattinka van Rood, o banco ornamentado de pedra branca é de Eduard Jacobs. Ele comemora o escritor Justus van Maurik (1846-1904).

Ingresso: Entrada franca.
Horário de funcionamento: Aberto 24horas.
Endereço: Oosterpark, 1092 CA Amsterdam, Netherlands.

Hortus Botánicus

É o jardim botânico mais antigos da Europa. Nesse jardim botânico foram armazenadas durante vários séculos milhares de plantas exóticas que serviram de base para estudos médicos do mundo inteiro.

Embora não seja muito grande, no Hortus Botanicus você poderá visitar várias estufas com diferentes climas. Em minutos, você passa da húmida seção tropical a um clima totalmente desértico.

O destaque do jardim é a palmeira, em seus diferentes tipos.

Curiosidade: no Hortus Botánicus foi cultivada a primeira planta de café da Europa.

Ingresso: €9,75.
Horário de funcionamento: 10h às 17h.
Endereço: Plantage Middenlaan 2a, 1018 DD Amsterdam, Netherlands.

Amstelpark

Localizado com vários jardins interessantes, várias atrações para crianças, um café, um restaurante, duas galerias e um mini-golfe. O parque foi fundado em 1972, como um dos locais da segunda feira mundial de jardinagem – Floriade. Desde que a feira terminou, o município se esforçou para manter algumas das atrações, e hoje o Amstelpark é um dos dois parques mais populares de Amsterdam.

Amstelpark está localizado ao longo do Rio Amstel. Se você sair do parque pela entrada dos fundos, na direção de Amsteldijk, poderá ver o fluxo do rio, uma paisagem campestre plana em outra margem e caminhar até um grande e monumental moinho de vento Rieker de 1636. Logo atrás do moinho, é um pequeno monumento de bronze de Rembrandt, que costumava andar aqui fora de Amsterdam ao longo do rio e fazer desenhos de paisagem. Algumas dessas vistas do Rio Amstel foram posteriormente multiplicadas em suas impressões.

Ingresso: Entrada franca
Horário de funcionamento: 08h à meia hora antes do pôr do sol.
Endereço: Arent Janszoon Ernststraat 1, 1083 GA Amsterdam, Netherlands.

Sarphatipark

Este pequeno retângulo verde (que se estende por apenas dois quarteirões) no meio da moderna área de De Pijp, é um dos mais bonitos da cidade.

Em 1972, algumas correções foram feitas no parque e, em 2004, durante a grande reforma, o parque foi reorganizado, seu lago ficou com água melhor, duas de suas três pequenas pontes foram reformadas, modernas instalações de academia e playground.

Embora pareça vazio em algumas partes, devido à perda de grandes árvores devido aos invernos e doenças severas, ainda é um dos parques mais bonitos da cidade. Muitas pessoas vêm aqui com seus cães, mas o público é amigável, ambiente descontraído e o parque muito limpo. O monumento do Dr. Sarphati (de 1886, projetado por JRKruyff) é uma atração por si só – simboliza o século XIX na Holanda. Se você estiver na área – veja.

Ingresso: Entrada franca
Horário de funcionamento: Aberto 24 horas.
Café/ lanchonete: Não
Banheiros: Não
Endereço: Sarphatipark 37I, 1073 CP Amsterdam, Netherlands.

Museumplein

Há mais cultura nesta praça no Museumkwartier do que na maioria das outras cidades, localizada no bairro de Oud-Zuid, em Amsterdam, conhecido por suas propriedades luxuosas, butiques de luxo (Hoofstraat e Van Baerlestraat) e o parque favorito da cidade no Vondelpark.

Mas seu principal objetivo tem que ser a praça gramada e seu conjunto de museus de ponta no mundo: Museu Van Gogh, o Rijksmuseum e o Museu Stedelijk, bem como o Concertgebouw, um dos melhores lugares do mundo para assistir a um concerto clássico.

Ingresso: Entrada franca
Horário de funcionamento: Aberto 24 horas.
Endereço: 1079 RA Amsterdam, Netherlands

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!
E não esqueça de “amar” o post ?
P.s.: As fotos foram retiradas da internet.