Imponente Dresden

Olá, viajantes!!

Dresden é uma belíssima cidade alemã, localizada a 194km da capital Berlim. Além de ser a capital da região Saxônia é também a cidade com a maior concentração de conjuntos arquitetônicos barrocos de toda a Alemanha (!!!) e centro cultural efervescente da Europa.

Por ter sido capital de um reino, Dresden recebeu grande incentivos culturais e artísticos, ainda muito presente na cidade, graças as grandes investidas de Augusto, o Forte e seu sucessor, Frederico Augusto II (seu filho), ao ponto de receber o nome de “Florença do Elba” pela grande riqueza cultural, igual a citada cidade italiana, Florença. A porcelana atrai grandes compradores a cidade em busca de peças únicas e de extrema qualidade.

Quem admira os ricos prédios da cidade velha “Altstadt” não imagina que tudo foi ao chão durante a II Guerra Mundial e detalhadamente reerguida tempos depois, de forma exemplar pelos alemães.

Não se engane, a pequena Dresden tem importância de grandes cidades e muitas atividades reservadas para turistas ávidos por beleza cultural e arquitetônica. Para quem gosta de apreciar o “verde”, Dresden é cercada pelo Parque Nacional da Suíça Saxônica.

Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora)

A igreja protestante foi abaixo durante a II Guerra Mundial de forma covarde pelo inimigos da Alemanha (a guerra estava no fim), suas ruínas foram símbolo de paz até a sua reconstrução (após a reunificação alemã) e total entrega a população em 2005. É o cartão postal da cidade localizado no centro da praça Neumarkt, na cidade velha de Dresden.

Endereço: Neumarkt, 01067 Dresden, Alemanha.

Semperoper (Ópera Semper)

Em estilo barroco, a exuberante casa de ópera de Dresden, palco para a estreia das maiores óperas de Wagner, Richard Strauss e Carla Maria von Weber, foi levantada duas vezes, a primeira destruição foi incêndio e a segunda devastação foi durante o bombardeio da II Guerra Mundial.

A Semperoper além de ser uma fênix em forma de edifício (assim como toda a cidade) é a casa da orquestra mais antiga do mundo, a “aSächsische Staatskapelle” (Ópera do Estado da Saxônica) e da companhia de ballet “Semperoper Ballet”. A casa de opera está situada na praça Theaterplatz.

Endereço: Theaterplatz 2, 01067 Dresden, Alemanha.

Zwinger

É neste complexo de palácios a possibilidade de apreciar toda a riqueza e opulência do estilo barroco. Apesar do nome remeter a fortaleza, é de fato, a junção de lindos palácios que abrigam obras de arte, pinturas e esculturas de proporções internacionais, uma delas é a Madona Sistina, obra de Rafel Sanzio. As referenciadas porcelanas alemãs (Dresden Porcelain Collection), peças chinesas e japonesas do século XVII e XVIII estão guardas em Zwinger.

O complexo de palácios acomoda a Galeria de Pinturas dos Grandes Mestres, a Pinacoteca dos Mestres Antigos, Museu de Relógios Históricos e Instrumentos Científicos.

Há ainda os cuidadosos jardins, esculturas e fonte no interior de Zwinger foram construídos a pedido de Augusto, o Forte, em 1709, para abrigar suas plantas e ser palco de suas festas para a Corte Alemã.

O Zwinger tem acesso pela Theaterplatz.

Endereço: Sophienstraße, 01067 Dresden, Alemanha.

Fürstenzug

Ao longo de 100 metros da rua Augustusstrasse há o famoso painel “Fürstenzug” (Procissão dos Príncipes). São mais de 25 mil azulejos de porcelana Meissen pintados (entre os anos de 1871 e 1876) para “contar” os quase 800 anos da dinastia Witten (responsáveis pela libertação da Saxônica). É a maior obra a maior obra de arte feita em porcelana do mundo!!! E uma das pouquíssimas obras devastadas pelo bombardeio da II Guerra Mundial.

Endereço: Augustusstraße 1, 01067 Dresden, Alemanha.

Brühl’s Terrace

A “Varanda da Europa”, assim é chamado o terraço Brühl’s. Onde antes ficavam as muralhas de proteção da cidade, e desde sua construção entre os anos 1739 e 1748 por ordem do Rei Augustus, o Forte, a muralha deu ougar para um lindo jardim com terraço.

Desde 1814, há uma escadaria que liga o terraço a praça Theaterplatz, momento em que os jardins foram abertos ao publico.

É o local ideal para apreciar os belos prédios que cercam o terraço, o Rio Elba que banha a cidade e apreciar um café em uma das charmosas cafeterias.

Endereço: Georg-Treu-Platz 1, 01067 Dresden, Alemanha.

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!
E não esqueça de “amar” o post ?
P.s.: As fotos são “Arquivo Pessoal”.