Passeios Tips22 de janeiro de 2020

Highlights de Berlim

image_print

Olááá, viajantes!!!

Berlim, é a capital da Alemanha de muitas histórias que marcaram época, seja a Segunda Guerra Mundial, seja o memorável Muro de Berlim e sua significativa queda em Novembro de 1989, esses dois grandes períodos na vida da capital alemã estão marcadas e lembradas em diversos pontos da cidade.

Berlim é cosmopolita, recebe influência de todo o mundo sem perder sua essência, é também referência para o mundo cultural, político, publicitário e científico/pesquisas.

A presença de turistas em Berlim é constante, independente das estações do ano, e conhecer Berlim em apenas 01 (um) dia é missão árdua, tendo em vista que são mais de 800k² com muitas alternativas de passeios dispersos pela cidade. Mesmo assim, você tem poucos dias (menos de dois dias completos) na cidade e está perdido com tantas opções, não se preocupe, selecionamos as melhores atrações turísticas.

Portão de Brandemburgo

Símbolo de Berlim (e da Alemanha), é a antiga porta da cidade que foi reconstruída no final do século XVIII no estilo neoclássico na parte Ocidental do centro de Berlim (no cruzamento da Avenida Unter den Linden com a Ebertstrabe). Foi erguida a mando do Rei Frederico Guilherme II da Prússia em sinal de guerra, o muro de Berlim foi construído de forma continua do portão.

Palácio de Reichstag

Sede do Parlamento alemão foi construída em 1884, passou por incêndio em 1933 e ficou sem exercer sua atividade de sede do parlamento durante 12 (doze) anos. Foi palco da Proclamação da República em 1918.

Na imponente fachada é possível ler “Dem deutschen Volke” (Ao povo Alemão), gravada lá desde 1916. E sua moderna cúpula de vidro oferece uma vista incrível de Berlim.

Ilha dos Museus (Museumsinsel)

É uma ilha no Rio Spree (que corta a cidade de Berlim), e recebe esse nome por abrigar 05 (cinco) museus: Museu Pergamon, Altes Museu, Neues Museum, Alte Nationalgalerie e Museu Bode.

Catedral de Berlim (Berliner Dom)

A imponente cúpula chama atenção de longe, o templo protestante luterano levantada no século XIX mesmo recebendo o nome de Catedral não é sede de um bispado. O bispado da comunidade luterana é na Igreja de Santa Maria de Berlim e na Igreja Memorial Imperador Guilherme.

Checkpoint Charlie

Nome escolhido pelos aliados ao posto militar localizado entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental, durante a Guerra Fria. Se tornou ícone da Guerra Fria por ser milimetricamente posicionado nas fronteiras, e foi pano de fundo para vários filmes e documentários, no próprio Checkpoint está o famoso Café Águia que servia de ponto de observação da Berlim Oriental. Ao lado do checkpoint há museus que fazem referencia a época da Guerra Fria.

East Side Gallery

Localizada no lado Leste de Berlim (na rua Mühlenstrabe) e onde está o muro, é hoje uma galeria ao ar livre, conservando e o histórico “Muro de Berlim”, os grafites apresentados não aparecem a toa ou são aleatórias, elas retratam a evolução do tempo alemão e do mundo além de expressar o sentimento da população a todos esses acontecimentos. Nele que visualizamos a famosa arte do “Beijo Fraternal” entre o líder soviético Leonid Brezhnev e o presidente comunista alemão Erich Honecker.

Alexanderplatz e Potsdamer Platz

As famosas praças de Berlim. A Alexanderplatz é além de praça, o terminal de Berlim, e antes era uma feira de gado. Enquanto a Postsdamer Platz era a estrada para Potsdam, evoluiu para o cruzamento mais frenético da Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje são dois grandes centros comerciais que abrigam símbolos históricos: World Time Clock e Brunnen der Völkerfreundschaft (fonte de água) na Alexanderplatz e na Potsdamer Platz há o semáforo mais antigo da Europa (edificado em 1924), observatório Panoramapunkt e o museu de cinema Deutsche Kinemathek.

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!
E não esqueça de “amar” o post ?
P.s.: Algumas fotos foram retiradas da internet!