Check-in Tips27 de novembro de 2015

Embu das Artes: cidade do artesanato

image_print

Olá amados viajantes,

Vamos conhecer a cidade das Artes, Embu…Embu das Artes! A história se inicia na aldeia do M’Boy (significa “cobra-grande” em tupi-guarani, e tem ‘registro’ nas calçadas da cidade) que com os anos passou a ser chamada de Embu, foi fundada pelos jesuítas entre 1555 e 1559. Nos anos seguintes, os padres realizaram inúmeros trabalhos na região, como a catequização dos índios guaranis e a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Foi das mãos dos jesuítas e dos índios que surgiram os primeiros traços artísticos que mais tarde tornariam-se a marca da cidade: na arquitetura da Igreja, na escultura dos santos de madeira, nas pinturas e no entalhamento.

Com terras impróprias para a cafeicultura, principal atividade econômica da época, Embu entrou em período de retração que durou até meados do século XX, quando a capela e o convento foram tombados pelo Estado e iniciada às devidas restaurações. A partir disso, a comunidade local, liderada por Annis Neme Bassith, começou a desenvolver as atividades artísticas, explorando o turismo como fonte de renda do Município, criado em 1959.

A vocação artística se consolidou nas primeiras décadas do século XX, com a chegada de artistas renomados. Esses artistas ajudaram a fundar em 1969, a feira de Embu das Artes, dando origem ao movimento artístico que permanece até os dias atuais.

E o que tem de bom por lá?

Muita cultura, artesanato, história e alegria, vamos passear…

Feira de Embu das Artes

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas

Viela das Lavadeiras

Capela São Lazaro

Memorial Sakai

Capela Santa Cruz

Centro Cultural Mestre Assis de Embu

Museu do Índio

Parque do Lago Francisco Rizzo

Clube Ziu Enomoto

Cidade das Abelhas

Casa do Artesão

Instituto Portucale de Cerâmica Luso-brasileira

Arautos do Evangelho

E ainda a cidade de Embu das Artes faz parte do Circuito Taypa de Pilão, no qual o visitante revive o período da ocupação do oeste do Estado de São Paulo. Top!

O que acharam dessa visão geral da cidade?

Quem conhece Embu??