Passeios Tips4 de outubro de 2016

De Seminário à Prefeitura: Conheça o Parque Seráfico São Luís de Tolosa em Rio Negro no Paraná

image_print

Olá, viajantes!

Em 1918 os padres franciscanos, vindos da Alemanha, iniciaram a construção do Collegio Seraphico Santo Antonio, em Rio Negro, no Paraná, com aproximadamente dez mil metros quadrados, com duas alas, quatro pavimentos e três torres. Em 1923 iniciavam as aulas com 118 seminaristas vindos de Blumenau. O Collegio Seraphico funcionou como seminário franciscano até a década de 70, quando encerrou as atividades.

Em virtude de seu valor histórico o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município em 1978. No ano de 1995 foi criado o Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa e desde 1999, após restauração, o prédio passou a abrigar oficialmente a Prefeitura Municipal de Rio Negro, contudo, o local é mais conhecido como Parque Ecoturístico Municipal Seminário Seráfico São Luís de Tolosa.

O complexo abriga diversas atrações que podem ser visitadas pelos turistas:

Logo na entrada nos deparamos com uma belíssima paisagem natural e construída. Grandiosa e harmônica. Um passeio para encantar. Quando visitamos o local estava chovendo, tempo fechado, o que conferiu um ar bucólico outonal ao passeio.

Capela Cônego José Ernser

O estilo da Capela é eclético: o céu lateral é gótico, as abóbadas arredondadas (arcos e janelas) são em estilo românico. Seu interior é de pintura mural, efetuada no período de 1922 a 1935 por Pedro Cechet. A Capela passou por um processo de restauração em 2000, quando recebeu a denominação de Capela “Cônego José Ernser”, homenagem ao Pe. José Ernser, ex-vigário de Rio Negro chamado carinhosamente de “Construtor de Igrejas”.

Museu Professora Maria José França Foohs

O museu foi inaugurado em 2002 e fica no interior da edificação, no local onde funcionava a cozinha e os antigos refeitórios dos padres franciscanos. É um importante espaço cultural com acervo que resgata usos e costumes das mais diversas etnias que compõem o povo local. No Museu podem ser vistos: móveis, louças e vários objetos de origem alemã, polonesa entre outras; máquinas antigas diversas e peças originais pertencentes à Capela.

Cidade de Belém

A cidade de Belém é o maior presépio de palha de milho do mundo, obra do artista Meinrad Horn. Tem área de 50 metros quadrados, com aproximadamente 1.700 personagens em palha de milho, além das peças que compõem os cenários em diversos materiais. Os bonecos retratam as várias profissões e o cotidiano da época do nascimento de Cristo, a Anunciação do Anjo aos Pastores, o Presépio da Gruta, o Acampamento dos Reis Magos, Vinícola, Mercado, Hospedaria, Tecelagem, Sinagoga, Oliveiras, Fortificação Romana, entre outras cenas.

Passagens da Vida de Cristo

Sendo uma continuação da Cidade de Belém, este trabalho do artista Meinrad Horn, é chamado de “Passagens da Vida de Cristo”. Apresentado em 40 pequenos espaços chamados “Oratórios”.

Os Oratórios são compostos por mais de 800 personagens em palha de milho que contam detalhadamente algumas das principais passagens da vida de Cristo: o Batismo, os Milagres, as Bodas de Canaã, a Santa Ceia, toda a via à Crucificação e a Ressurreição.

sisters_in_travel-rio_negro-paraná-prefeitura-seminário-passagem_da_vida_de_cristo-oratório

Artesanato

A Loja de Artesanato, oferece os produtos da ASSOARTE (Associação dos Artesãos de Rio Negro), aqui você encontra produtos artesanais artísticos de palha de milho, estopa, flores, sementes, papel, trabalhos em fios, madeira, bambu e conchas, bijuterias, biscuit, bordados ou alimentícios, como geléias, bolacha, strudel e doces de mel.

Passeio nas Trilhas

O parque possui aproximadamente 4.830 metros. Uma parte que era usada pelos franciscanos foi recuperada e é utilizada para passeios, caminhadas e visitação turística. Fazem parte deste passeio a gruta de Nossa Senhora de Louders, Campo Santo (antigo cemitério dos Franciscanos) e a Capelinha de São José. O restante das trilhas está em estado natural e são utilizadas para o turismo ecológico e para a educação ambiental monitoradas pelo Centro ambiental.

O local é encantador. Uma cidade pouco conhecida, mas com muita história e cultura para nos ensinar. Visite nosso Brasil!

Gostaram??? Não esqueça de amar o post e compartilhar!!❤?