Check-in Tips21 de janeiro de 2020

Conheça Lausanne

image_print

Olá, viajantes!!!

Vamos conhecer uma cidade super charmosa na Suíça?? A escolhida da vez é Lausanne (ou Lausana) é uma das cidades do Lago Genebra (Lac Léman), na região de Vaud, da qual é capital.

Basicamente, Lausanne se divide dividida entre Cidade Alta (Haute Ville) e Cidade Baixa (Basse Ville, ou Ouchy), espalha-se em plano inclinado do alto de um platô até o Lago Léman.

O bairro antigo (cidade alta) é montanhoso, afastado do lago e possui ares medievais com ruas próprias da época, comércio e a imponente catedral em estilo gótico (século XII) e outros pontos turísticos. A beira do lago, é disponível trilhas para caminhadas e ciclismo, perto do lago há o bairro da marina Ouchy, com muitos cafés e um porto agitado. O verde é destacado pela Floresta Sauvabelin.

Lausanne é considerada a “Capital Olímpica Mundial” por ser sede do Comitê Olímpico Internacional, o Museu Olímpico e o Parque Olímpico estão em Lausanne.

Parc de Mon Repos

Traduzindo de forma literal, Parc de Mon Repos significa “Parque meu descanso“. É um parque público, localizado em frente ao Tribunal Federal. Local calmo, com playground para crianças, em dias de sol há piquenique nas gramas, não é raro encontrar algum músico tocando jazz.

Musée et Jardins Botaniques Cantonaux

Abriga o jardim botânico e o museu e os dois tem o objetivo de estudar e proteger a flora local, conscientizar a população e visitantes das biodiversidade e cuidados com a flora, ambos estão na lista de Patrimônio Cultural de Importância Nacional da Suíça.

Museu Olímpico

Abriga exposições permanentes e temporárias com a temática do esporte e o movimento olímpico. São mais de 10 mil peças, é o maior museu sobre os jogos olímpicos. Situa-se a beira do lago Léman, e perto de um lindo parque com obras de arte de cunho olímpico. É o segundo museu mais visitado da Suíça.

Cathedral de Lausanne

Cathedral Protestante Nossa Senhora de Lausana foi erguida na colina no centro de Lausanne, na metade do século XIII. É em sua maioria em estilo gótico, uma das torres e a fachada são em estilo ocidental. Em 1275 foi consagrada a Virgem Maria. A torre está aberta a visitação, mediante pagamento.

Sauvabelin Parc

Bem afastado do centro de Lausanne, o Parque Sauvabelin não é muito frequentado pelos turistas e sim pelo moradores. É um charmoso bosque de ar fresco, Lago Sauvabelin, animais e a Torre Sauvabelin de madeira com excelente vista para a cidade.

Quartier du Flon

Bairro reconstruído para ser o encontro no início da noite entre turistas e moradores, com muitos bares, cafés, pubs e bons restaurantes (são mais de 30 opções de gastronomia). Na parte da manhã é ótimo para apreciar a vida local com a movimentação do comércio.

Pont Charles Bessières

Construída no Centro histórico, é um dos cartões postais da cidade. Impressiona pela forma em que os veículos circulam, os carros usam a pista superior, os trens a pista inferior.

Palais de Rumie

Edificado no final do século XIX em estilo renascentista florentino, o Palais de Rumie é sede Biblioteca Cantonal e da Universidade de Lausanne e contém os seguintes museus: Museu do Cantonal de Belas Artes, Museu Cantonal de Arqueologia e História, Museu do Dinheiro Cantonal, Museu Cantonal de Geologia e o Museu Cantonal de Zoologia.

Place de la Palud

Esta praça é cercada por prédios (a Câmara Municipal é um desses belos prédios) em estilo antigo, como não há movimentos de carros, o fluxo de moradores e turistas é intenso. São lojas, cafés, restaurante nas redondezas. A atenção se volta para o relógio animado que toca a cada hora.

Ouchy

O que antes era vila de pescadores, hoje é um bairro aconchegante, uma área urbanizada as margens do Lago Léman. O gracioso castelo-hotel Château d`Ouchy e sua torre do século XII ficam nas proximidades.

Lausanne ainda apresenta outras boas opções de passeio: Museu de Arqueologia (ArchéoLab), Museu Histórico de Lausanne, Museu de Artes Plásticas (Hermitage Foundation), Museu de Arte Moderna – ACM, Lago Léman (passeio de barco), Château Saint-Maire (castelo sede do governo cantonal), Esplanda Montbenon (grande área verde ao lado da igreja Saint-François), Zoológico de Servion, Cassino Montbenon (Centro Cultural) e o Aquário AQUATIS-Vivarium.

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!
E não esqueça de “amar” o post ?
P.s.: As fotos foram retiradas da internet!