Passeios Tips11 de outubro de 2015

Círio de Nazaré

image_print

Olá viajantes,

Hoje é um dia muito especial para a comunidade católica e paraense, é o Círio de Nazaré!

O Círio tem uma história de mais de dois séculos sendo a maior manifestação religiosa do mundo que reúne anualmente cerca de 2milhões de romeiros, e a cada ano aumenta mais.

Realizado sempre no segundo domingo de Outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, o mais longo Círio de toda a história, do qual participamos pelo nosso Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, foi muito cansativo, mas também muito gratificante ver a Santinha de perto.

Durante todo o percurso da procissão são vistas muitas homenagens à Virgem de Nazaré, pelas casas e repartições que ladeiam as ruas, pelos romeiros e fiéis que seguem descalços e até de joelhos, incluindo a população do estado do Pará, do Brasil e do mundo.

círio de Nazaré

O Círio de Nazaré tem símbolos muito importantes:

A Imagem Autêntica: Chamada, também, de “imagem do achado”, a escultura de madeira encontrada pelo caboclo Plácido, no ano de 1700, tem 28 cm (11.02 inches) de altura, e fica na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a imagem autêntica fica em redoma de cristal no altar-mor, o Glória , entre anjos, nuvens e um belo esplendor de raios. De lá, ela só é retirada uma vez ao ano, numa cerimônia conhecida como a “Descida da Imagem” ou “Descida do Glória”, que ocorre na véspera do Círio. Após a descida do Glória, durante toda a quinzena da Festa, a imagem fica num nicho instalado no presbitério, portanto mais perto dos devotos. Desde que foi encontrada, a imagem autêntica já foi restaurada três vezes.

A Imagem Peregrina: usada em substituição à Imagem Autêntica por motivos de segurança a partir de 1969, esta imagem de Nossa Senhora de Nazaré é utilizada nas procissões e cerimônias oficiais.

O Manto: Segundo a lenda, a Imagem da Virgem de Nazaré, já estava com um manto no momento em que foi encontrada pelo caboclo Plácido. A tradição foi mantida e a Diretoria do Círio seleciona todo ano o estilista que irá confeccionar o manto sagrado que percorrerá o Círio de Nazaré, os estilistas surpreendem cada vez mais com mantos lindamente decorados e bordados, verdadeiras joias dignas da Rainha da Amazônia.

A berlinda: lugar onde a Santa fica durante a procissão , confeccionada em 1964, pelo escultor João Pinto, ela tem estilo barroco e é esculpida em cedro vermelho. A Berlinda é ornamentada com flores naturais na véspera do Círio e colocada sobre um carro com pneus, que na procissão é puxado pela corda conduzida pelos devotos.

círio de nazaré berlinda

A corda: Inserida oficialmente em 1885 a corda é utilizada para os fiéis puxarem a Berlinda durante a caminhada da procissão. Hoje, além de cumprir esta papel é democírio de nazaré a cordanstração de muita fé, pois é quase impossível tocar na corda durante a procissão por já estar lotada de fiéis querendo agradecer e demonstrar seu carinho e sua fé por Nossa Senhora. A corda tem 400 metros de comprimento e duas polegadas de diâmetro.

Os carros: Fazem parte da procissão treze carros, símbolo da devoção, são eles: Carro dos Milagres, o Carro do Caboclo Plácido, o Barco dos Escoteiros, a Barca Nova, Carro do Anjo Custódio, Barca com Velas, Carro do Anjo Protetor da Cidade, a Barca Portuguesa, o Carro dos Anjos I, Barca com Remos, Carro dos Anjos, o Carro da Santíssima Trindade e o Cesto das Promessas.

A canção: São muitas as canções ouvidas durante o Círio, mas “Vós sois o Lírio mimoso” é considerado o hino oficiao do Círio de Nazaré cantado por todos durante a caminhada, exaltando a fé e o amor. Outras canções são “Virgem de Nazaré”, “Maria de Nazaré”, e “Nossa Senhora da Berlinda”.

O Cartaz: Assim como o Manto o cartaz do Círio é modificado a cada ano, eles são produzidos para distribuição à população, que tem por hábito afixar nas portas de suas casas, como uma homenagem daquele lar à padroeira.

cartaz círio

Além da procissão ocorrida no segundo domingo, existem outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.

O Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Quem já foi ao Círio sabe a emoção que é ver aquele mar de gente pelas ruas de Belém, cantando o hino, segurando a Corda com muita fé, e ver a Santinha passando…Não há descrição para esse momento. É lindo, mágico, emocionante, gratificante, é muito amor em nossos corações e pelas ruas de Belém.

Mesmo você não sendo católico, vale a experiência de participar da maior manifestação religiosa do mundo!

Espero que tenham gostado!!!

Quem já foi ao Círio? Quero saber a experiência de vocês!!!