Check-in Tips3 de outubro de 2015

Check in em Singapura

image_print

Oi gente!!

Sempre temos algumas dúvidas sobre nossos destinos, quem nunca se perguntou “Meu destino é quente?” “Chove nessa época?” “Qual idioma eles falam?” “Preciso levar adaptador?” “Meus eletrônicos tem a mesma voltagem deles?” “A moeda é desvalorizada em relação a minha moeda?” “É fácil andar pela cidade?”. Entre outras dúvidas super pertinentes.

Singapura é um destino que gera muitas dúvidas como essas, tentamos sanar quase todas, vem vê!!

Money money money, money!!!

A moeda de Singapura é o Dólar de Singapura. As notas são emitidas em notas de S$2, S$5, S$10, S$50, S$100, S$500 e S$1000. Enquanto as moedas são geradas em 5, 10, 20 e 50 cents e S$1.

Coins Singapura Dólar Singapura

Tempo e temperatura.

Singapura tem o clima que muito se assemelha ao clima do Norte do Brasil. Quente e úmido durante grande parte do ano, podendo chover a qualquer momento. As temperaturas atingem facilmente os 30ºC. As estações não são definidas.

Torre de Babel

Mesmo com forte presença de imigrantes chineses, malaios e indianos que ainda mantêm acesso o uso do idioma principal (chinês mandarim, malaio e tamil), Singapura tem o inglês como um dos idiomas oficias. Porém com muito resquício do idioma de origem. Os mais fluentes em inglês são os que trabalham diretamente com o turismo.

Gorjeta

Restaurantes e hotéis costumam cobrar 10 % pelo serviço. Em outros lugares quando o serviço é muito bom, é de bom tom oferecer gorjeta.

Fumantes, obrigado por não fumar.

Singapura é assim ambientes com ar-condicionado, shopping e restaurantes fumantes não são bem vindos. Fumantes tem áreas reservadas em determinados locais, mas não todos. Fique atento porque eles não aceitam que suas regras sejam desobedecidas.

Olha a água mineral!!!

Não se assuste se você estiver no banheiro público e alguém chegar e beber água da torneira e ir embora. Pode não ser comum no Brasil, mas é mais comum do que você pode imaginar em Singapura, tudo porque essa ilha tem a água dentro dos padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde, logo se é água, é mineral!! Passar sede na rua (em Singapura) nunca mais!

Para quem não curte essa ideia de beber água da torneira mesmo sendo mineral, eles vendem garrafinhas de água mineral em vários lugares.

Internet

Singapura está preparada para receber todos os tipos de turistas, até os mais aficionados por tecnologia que não desgrudam de seus smartphones, tablets, PC e afins.

É possível se inscrever em uma conta pública para acesso gratuito de wi-fi colocando o número do passaporte no endereço “[email protected]”. Atenção: Alguns hotspot cobram pelo serviço!!

Comprar um cartão SIM pré pago é uma das alternativas oferecidas, nesse caso a autenticação na rede “[email protected]” é no próprio chip.

Tomada, voltagem e afins.

Em Singapura o padrão da corrente elétrica é de 220-240 volts CA (50 ciclos). E a tomada em nada se compara as do Brasil (somos totalmente a favor da padronização das tomadas no mundo!!!). Enquanto a nossa tomada tem três pinos redondos Singapura tem três pinos QUADRADOS (imagem abaixo)!!! Adaptador na mala já!

Acesso a ilha de Singapura

Singapura oferece três opções, via aérea, terrestre ou marítima O acesso aéreo é via o Aeroporto Singapore Changi Airport, um dos aeroportos mais movimentados e premiados do mundo com mais de 100 companhias aéreas em operação.

Quem gosta de estrada, Singapura oferece dois terminais terrestres que operam 24 horas por dia, em Tuas (oeste da ilha) e em Woodlands (norte da ilha) com linhas de ônibus com saídas de algumas cidades da Malásia e Tailândia e trens saindo de Kuala Lumpur (Malásia) e Bangkok (Tailândia).

Singapura ficou conhecida por ser o ponto de interesse de muitos países devido sua estratégica posição geográfica, que favorecia a entrada e saída de mercadorias por via marítimas para toda Ásia. Logo, nada mais justo que Singapura que detém um porto extremamente movimentado oferecesse a melhor estrutura portuária já vista, tanto para a entrada/saída de mercadoria, e principalmente para chegada/partida de Cruzeiros luxuosos, caso do Marina Bay Singapore.

Após decidir por onde você quer começar sua visita a Singapura recomendo, e muito que visite um dos Centros de Visitantes, idealizado pelo órgão oficial de turismo do governo de Singapura. Com intuito de oferecer total apoio ao turista.

O Centro de Visitantes possui três endereços:

Ao lado de orchardgateway @ esmeralda

Endereço: 216 Orchard Road, Singapura 238898

Estação MRT mais próxima: Somerset (NS23)

Horário de funcionamento: 09h30 – 22h30 (diariamente)

ION Orchard

Endereço: ION Orchard Nível 1 Concierge

Estação MRT mais próxima: Orchard (NS24)

Horário de funcionamento: 10h – 22h (diariamente)

Chinatown Visitor Centre @ Kreta Ayer Praça

Endereço: 2 Banda Street (Atrás Buddha Tooth Relic Templo e Museu)

Estação MRT mais próxima: Chinatown (NE4 / DT19)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, nove horas – nove horas

Fins de semana e feriados, nove horas – dez horas

Locomoção

Andar em Singapura é fácil, bairros bem delimitados, placas de sinalização turísticas espalhadas por toda ilha e transporte públicos de primeira.

De trem

O sistema de trem de Singapura é ótimo para quem quer conhecer todos os pontos turísticos da cidade sem gastar muito. Tudo porque além de passar nos principais pontos, as estações de trem são próximas umas da outras e os bilhetes não são caros e o melhor os trens são adaptados para receber cadeirantes, pessoas com deficiência visual e crianças que ainda utilizam carrinho.

Tem dois tipos de bilhetes, o simples e o turístico. O simples só oferece uma viagem de trem enquanto o turístico oferece bilhetes para viagens ilimitadas por um dia (S$10), dois dias (S$16) e três dias (S$20). O s bilhetes podem ser adquiridos na bilheteria Transit Link nas estações MRT do Aeroporto de Singapura, Orchard, Chinatown, Câmara Municipal, Raffles Place, Ang Mo Kio, Harbourfront, Bugis e Bayfront.

De táxi

Uma opção privativa de passeios em Singapura, mas atenção o valor a ser pago nem sempre é o que parece no taxímetro, alguns táxis cobram taxas e você pode pedir o recibo no final da corrida.

Eles estão espalhados por toa a cidade, mas se quiser mais comodidade é possível chamar pelo número 6-DIAL (6342-5222).

De ônibus

O transporte mais econômico para conhecer Singapura, os ônibus possuem uma gama de rotas, além de serem climatizados (o clima tropical pede).

Para melhor auxiliar os turistas em todos os setores, Singapura disponibiliza aplicativos oficias, são eles:

Go There: O mapa de Singapura na ponta dos seus dedos.

iChangi: O aplicativo oficial do aeroporto de Singapura. Você encontra todas as informações sobre os vôos (atraso, cancelamento, horário de chegada e partida) além das opções de lazer e entretenimento que o Changi oferece.

SG NOW: O que fazer? Para onde ir? Onde comer? Esse app responde essas e outras perguntas.

Singapore Train System Map: Mapa das rotas de trem de Singapura.

SMRT Connect: Informação em tempo real de todos os transporte públicos de Singapura.

Taxi Booking: Chame o táxi por esse app.

Where Singapore: Um app que serve como guia de eventos e tudo que você não pode deixar de visitar em Singapura.

Números úteis em Singapura

Código de Singapura: +65 (não há nenhum código cidade de Singapura).

Polícia: 999

Ambulância: 995

Bombeiros: 995

Informação de Vôo: 1800 542 4422

Dúvidas esclarecidas?

Me contem o que acharam!!

Não esqueçam de “amar” o post!

P.s.: As fotos foram retiradas da internet!! 😉