Check-in Passeios Tips20 de outubro de 2016

Caminhos de Landi em Belém do Pará

image_print

Olá, viajantes!

Que tal um passeio um pouco diferente por Belém? Que tal conhecermos a cidade pelos “olhos” e arquitetura de Antônio Landi?

Suas obras contam um pouco da história de Belém e sua evolução arquitetônica.

Mas quem foi Landi? Antônio José Landi ou Antônio Giuseppe Landi, italiano, nascido em Bolonha no ano de 1713, foi arquiteto, cartógrafo, astrônomo e desenhista, aos 19 anos foi premiado pela academia Clementina, mais importante instituição de Belas Artes de Bolonha à época.

Convidado pela coroa portuguesa, em 1753, sob o reinado de D. José I, como desenhista da comissão encarregada por Marquês de Pombal, para demarcar os limites amazônicos dos reinos de Portugal e Espanha. No retorno da expedição fixou-se em Belém iniciando sua grande história na capital Paraense levando o título de arquiteto régio, em 1774, e falecendo em 1791.

Com este brevíssimo histórico de Landi, iniciamos nossa jornada que inseriu novos padrões arquitetônicos à Belém. Primeiro pelas obras incontestáveis de Landi:

Igreja de Santana: a obra demorou 20 anos para ser concluída (1728) E com ajuda de muitas doações particulares, inclusive do próprio Landi. Acredita-se que esta Igreja abrigue o local onde está o túmulo do arquiteto, apesar de não saber a localização. A igreja contém um relíquia barroca de prata com o osso de Santana em seu acervo, doada por Landi.

Endereço: Pç. Maranhão, 125, Comércio, CEP: 66019-010 – Belém/Pará

Palácio dos Governadores: Palácio Lauro Sodré, obra encomendada pelo Governador do Grão-Pará Manuel Bernardo de Mello de Castro, em seguida pelo capitão-general Fernando Ataide e Teive sob a monumental edificação que dá origem à grandiosa escala atual do prédio. Esta é considerada a maior obra civil de Landi. Hoje sede do Museu do Estado do Pará desde 1994.

Endereço: Praça D. Pedro II, s/n – Cidade Velha, CEP 66020-240 – Belém /Pará

Casa das Onze Janelas: Obra de adaptação de Landi para tornar o local Hospital Real, mas não se sabe o tamanho de sua interferência, pois não há registros de como eram as casa que estavam no local.

Endereço: ‪Praça Frei Caetano Brandão, s/n, CEP 66020-310 – Belém/Pará

Igreja e Colégio Santo Alexandre: Na igreja Landi colaborou com a decoração da falsa abóbada da capela-mor. E no colégio, construiu a sala das armas (1762), atual Galeria Fidanza utilizada para exposições temporárias no Museu de Arte Sacra.

Endereço: Praça D. Frei Caetano Brandão, 117, Cidade Velha – Belém/Pará

Capela São João Batista: Criador do terceiro e atual projeto de edificação, todos no mesmo local. É considerada pelo historiador francês Gemain Bazin obra prima de Landi.

Endereço: Largo de São João, na Rua João Diogo (próximo ao Tribunal de Justiça) S/N Cidade Velha, CEP: 66015-160 – Belém/Pará.

Igreja da Sé: Landi tem participação na decoração interna e conclusão da fachada, arremates superiores, duas torres, dois pináculos e o coroamento central.

Endereço: Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha, CEP: 66020-310 – Belém/PA

Igreja do Carmo: reconstrução da nave em 1766 após problemas estruturais na fachada de pedra, deixando sua marca e configuração atual.

Endereço: Travessa Dom Bosco, Praça do Carmo, Guamá – Belém/Pará

– Outras obras atribuídas à Landi, mas sem comprovação.

Ordem Terceira do Carmo: são atribuídas à Landi os frisos ornados, a pintura de quadratura.

Casa Rosada: atribuída ao arquiteto em virtude dos ornamentos das molduras dos vãos das fachadas.

Rua Siqueira Mendes, nº 61 – Cidade Velha, CEP: 66020-600 – Belém/Pará

Capela do Passinho/ Pombo: atribuída à Landi por Donato Mello Junior em virtude das semelhanças dos traços com as obras do arquiteto.

Endereço: Travessa Campos Sales (entre as Ruas Manoel Barata e 13 de Maio), Comércio – Belém/Pará

sisters_in_travel-belém-pará-caminhos-de_landi-capela_do_pombo-passinho

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos: Não existe provas documentais de que a obra pertence à Landi, mas verifica-se grande influência de seus traços nos retábulos do altar-mor, laterais e fachada.

Endereço: Tv. Padre Prudêncio, 339, Campina, CEP 66017-200 – Belém/Pará

Igreja das Mercês: Em virtude das plantas originais da igreja não terem sido encontradas, não há comprovação mas muito da arquitetura é atribuída à Landi, como os púlpitos, as torres, a concepção espacial do coro e a plástica no interior.

Endereço: Travessa Frutuoso Guimarães, 31, Campina – Belém/Pará

O que acharam deste passeio? Gostaram? Curte e compartilha! 😉
Um pouco da história de Belém pelas obras de Landi.
Quais vocês já visitaram?
Ps. Algumas fotos foram retiradas da internet!!