Caça as Trufas em Alba

Oi viajantes gourmet,

Que tal caçarmos hoje?

A caça é um pouco diferente, é uma caça as trufas. Uma experiência sem igual para os que apreciam esta iguaria. Eu simplesmente amei a experiência, como disse no post anterior, sobre as trufas, eu amo! E caça-las foi o ápice para uma experiência gastronômica completa.

Mas como se caça uma trufa?

Existe o caçador que chama-se Trifulau, e ele tem um ou dois cachorros que usa para caçar as trufas.

Os cachorros são treinados para o oficio e quando aptos para a caça um cachorro caçador de trufas chega a custar 20mil euros. Pois as trufas que ele pode encontrar são muito valiosas e muito mais cara! As trufas negras são mais comum, tem um valor do kilo em média de 900 euros e a trufa branca em média 5mil euros o kilo, por sua raridade e dificuldade em encontrar, seus valores variam diariamente e chegam, quase sempre, a custar mais que o ouro.

Os caçadores preferem caçar a noite, pois não tem barulho, nem muitas pessoas, nem distrações, o que mantém o cachorro concentrado na caça, apurando seu olfato para encontrar as valiosas trufas, e o mais importante, para ninguém saber onde as trufas são encontradas. Eles percorrem as encostas das colinas de Langhe em busca deste ouro comestível mundialmente apreciado pela elite gastronômica.

Nossa caça foi realizada pela manhã, na cidade de Alba, com o Trifulau Michele guiado por Machia e Zara, as duas cachorrinhas caçadoras, com excelente olfato. Elas são soltas na floresta e ficam em busca do aroma da trufa, quando encontram elas começam a cavar, neste momento entra o Trifulau em ação. Eles juntamente com a cachorra ficam em busca da trufa no local indicado até encontrar. Acontece de algumas vezes as trufas serem muito pequenas e os cachorros acabarem comendo, assim como de estarem muito profundas e por isso demorar na escavação.

Mas tudo faz parte deste maravilhoso show que é a caça e a emoção de encontra-las.

Em nossa caça encontramos 4 trufas negras.

A caça foi realizada por TartufLanghe, uma empresa de trufas localizada na cidade de Alba que ao final da caça nos ofereceu degustação dos produtos da casa feitos com Trufas e acompanhado de vinho

Eles tem uma loja com diversos produtos de trufa e mais de 200 Trifulaus trabalhando para eles. Todos devidamente registrados.

Eu amei a oportunidade de participar deste momento.

Veja o vídeo e nos contem o que acharam!!

E vocês, o que acharam dessa experiência?

Quem ja caçou trufa?

Quero saber de vocês!!!