Lifestyle Passeios Tips20 de maio de 2020

Belas Bibliotecas

image_print

Oláá, viajantes!!

Fizemos a matéria “Livrarias magnificas pelo mundo” e agora chegou a vez de apresentarmos as bibliotecas!!

Mesmo que você não seja um amante da leitura, vale a visita, pela arquitetura (do clássico ao moderno), pelo vasto acervo guardado, pelo ambiente totalmente diferente, e pelos ares de paz que essas bibliotecas sugerem.

Vem com a gente saber quais são essas bibliotecas.

Biblioteca de Tianjin Binhai – Tianjin, China.

Incrivelmente bela e futurista, a biblioteca de Tianjin Binhai é uma obra-prima arquitetônica na qual existe um auditório esférico luminoso em torno do qual estantes do chão ao teto são cascateadas como ondas.

A biblioteca, igualmente conhecida como “Marina Eye”, e o “Book Mountain”, foram projetados pelo arquiteto holandês do MVRDV Pooh Mas, são as imagens icônicas da Net Red Library. Esta biblioteca de primeira classe em larga escala, com uma área de 33.700 metros quadrados, uma coleção de 1,2 milhão de livros e mais de 1.000 cadeiras, herdou a história da biblioteca local por mais de 60 anos

Endereço: China, Tianjin, Binhai, 旭升路347號

The Long Room Of The Old Library At Trinity College (Biblioteca da Trinity College) – Dublin, Irlanda.

Construída entre 1712 e 1732 e uma sala comprida com 65 metros de altura, cheia de 200.000 livros mais antigos, com bustos de mármore de grandes escritores e filósofos. Temos a sensação de estarmos em um cruzeiro literário em um luxuoso navio cavernoso de séculos de idade.

Endereço: College Green, Dublin 2, Irlanda.

Stadtbibliothek Stuttgart (Biblioteca Pública de Stuttgart) – Stuttgart, Alemanha.

É a “Caixa de joias” de Stuttgart, armazena todos os livros de Stuttgart em seus compartimentos secretos. O exterior da biblioteca é cinza durante o dia, mas à noite brilha com uma luz azul iridescente. Indescritível!

Endereço: Mailänder Platz 1, 70173 Stuttgart, Alemanha.

Stift Admont (Abadia de Admont) – Admont, Áustria.

A maior biblioteca europeia da Abadia Barroca do mundo, construída em 1776. Com livros que datam do século VIII d. C., é seguro dizer que a história está escrita “tanto em seus ossos quanto em seus livros”.

Endereço: Kirchplatz 1, 8911 Admont, Áustria.

Stadsbiblioteket i Malmö (Biblioteca Municipal de Malmo) – Malmo, Suécia.

A Biblioteca Municipal de Malmö foi inaugurada em 1946, e está alojada em novas instalações desde 1997, localizadas numa área de 15 300 m (984.25 feet) (984.25 feet (300 m (984.25 feet)etres))². Armazenando mais de 600.000 m (1968.5 feet) (1968.5 feet (600 metres))ídias!!!

A biblioteca recebe quase um milhão de visitantes por ano e é conhecida por sua bela arquitetura e pela maneira como busca novas maneiras de oferecer conhecimento e entretenimento em um Malmö multicultural.

A Biblioteca Municipal de Malmö recebeu vários prêmios, como a Biblioteca do Ano na Suécia, o Prêmio de Conhecimento da Enciclopédia Nacional Sueca e o Prêmio de Integração da Cidade de Malmö, entre outras coisas por usar os serviços de estudantes multilíngues do ensino médio para ajudar visitantes que não sabem falar sueco.

E é caracterizada por sua trissecção em relação ao volume e à apresentação de luz. O nome “Calendar of Light”, entrada do concurso do arquiteto Henning Larsen em 1992, é expressivo e refere-se à sala aberta no lado oeste do grande edifício de vidro como seu coração indiscutível. O “Castelo”, no lado leste, construído em 1901 como museu e funciona como biblioteca desde 1946, contrasta com sua introversão com a extroversão do grande salão. O “Cilindro” no meio da composição de três entidades construtoras atua como a entrada principal e o elo entre as duas partes principais.

As duas novas peças foram abertas na primavera de 1997, o antigo “Castelo” foi reformado e reaberto no outono de 1999.

Endereço: Kung Oscars väg 11, 211 33 Malmö, Suécia.

Bibliothèque et Archives nationales du Québec (Biblioteca Nacional e Arquivos de Quebec) – Montreal, Canadá.

A Biblioteca de Arquivos Nacional de Quebec tem como objetivo preservar e disseminar o patrimônio documental de Quebec.

Além de biblioteca dos arquivos nacionais de Quebec, a biblioteca igualmente se destina aos arquitetos. E o que esperar da biblioteca referência para os arquitetos canadense? Belíssimo prédio em estilo moderno – resultado de um concurso internacional de arquitetura, que abriga um acervo de respeito dentro do tema da biblioteca – Arquitetura.

Endereço: 475 Boul. de Maisonneuve E, Montréal, QC H2L (0.53 gallons) 5C4, Canadá.

Maison de la Littérature library (Casa Literária) – Quebec, Canadá.

Ainda em solo canadense, apresentamos a “Casa Literária Maison de La Littérature” localizada no antigo Templo Wesley de Quebec.

Aberta ao público, inclui salas de redação, estúdio de quadrinhos, estúdio de criação, residência de escritores e um “salão de tranquilidade”, todos em estilo minimalista. O seu exterior moderno impressiona com a forma perfeita que integra o Templo Welsy em estilo gótico.

Endereço: 40 Rue Saint-Stanislas, Québec, QC G1R 4H1, Canadá.

State Capitol Law (Biblioteca de Direito do Capitólio do Estado de Iowa) – Des Moines, Estados Unidos.

A Biblioteca de Direito da cidade de Iowa é simplesmente de deixar o queixo caído, é grandiosa e ricamente decorada com escadas em espiral, cercas de mármore e lustres, que abrigam uma coleção jurídica altamente especializada de leis estaduais e federais, regulamentares e jurisprudenciais.

Endereço: 1007 E Grand Ave, Des Moines, IA 50319, Estados Unidos.

Law Libraries LMU Munich (Biblioteca Municipal de Direito de Munique) – Munique, Alemanha.

Biblioteca Municipal de Direito na Alemanha floresta literária, tamanha a diversidade de livros. O interior nos remete a uma floresta brilhante e quente, com uma grade em uma grande escada em espiral feita como trepadeiras e folhas, enquanto as lâmpadas repetem o mesmo motivo.

É aberta ao público e merece uma visita pelo espetacular acervo e arquitetura!

Endereço: Professor-Huber-Platz 2, 80539 München, Alemanha.

Biblioteca Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil.

Para quem pensava que o Brasil não entraria na lista, engana-se. É na cidade do Rio de Janeiro que abrigamos a imponente Biblioteca Real Gabinete Português de Leitura, e nela está o maior e mais a valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal.

Endereço: R. Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20051-020.

Library @ Orchard (Biblioteca em Orchard) – Singapura.

Ao contrário das outras bibliotecas, que são na rua e chamam a atenção pelo design, a biblioteca de Singapura é discreta porém não menos bela.

Sua localização? “Escondida” em um movimentado shopping center no centro de Singapura. O nome (Library @ Orchard) está associado ao design ondulado das estantes de livros, é bastante apropriado em relação ao estilo de vida, design e arte.

Endereço: 277 Orchard Road, Orchard Gateway, #03-12 #04-11, Singapura 238858.

Boston Public Library (Biblioteca Pública de Boston) – Boston, Massachusetts.

A Biblioteca Pública de Boston e seus majestosos tetos arqueados em forma de barril chamam atenção. Porém o impressionante acervo também requer a devida atenção do visitante, em seus registros estão catalogados mais de 23 milhões de livros, incluindo os fólios originais de William Shakespeare, as obras originais de Mozart e a biblioteca pessoal de John Adams.

Endereço: 700 Boylston St 700 Boylston St, Boston, MA 02116, Estados Unidos.

The Joe and Rika Mansueto Library (Biblioteca Joe e Rika Mansueto) – Chicago, Illinois.

Inaugurado no campus da Universidade de Chicago em 2011, apresenta um crescente domo de vidro elíptico que abriga a Great Reading Room (Sala de Leitura) de 180 lugares.

A tecnologia não para por aí, a Biblioteca Mansueto recupera materiais em média 03 minutos usando guindastes robóticos.

Endereço: 1100 E 57th St, Chicago, IL 60637, Estados Unidos.

Rijksmuseum Research Library (Biblioteca de Pesquisa do Rijksmuseum) – Amsterdam, Holanda.

Trilhos delicados de ferro e escadas em espiral levam a muitos livros e a partir deles, envoltos em uma bela luz natural de uma grande cúpula de vidro. A biblioteca é dedicada à preservação da arte e da história holandesa, prestando serviços a leitores e pesquisadores. Um encanto de lugar!!

Endereço: Museumstraat 1, 1071 CN Amsterdam, Holanda.

Seattle Public Library (Biblioteca Pública de Seattle) – Seattle, Washington.

Com arquitetura ultra moderna, a Biblioteca Pública de Seattle surpreendente tanto por dentro quanto por fora. Em vez da planicidade dos pisos, os programas da biblioteca estão localizados em cinco plataformas e quatro aeronaves flutuantes “entre elas”, que juntas formam a forma geométrica distinta do edifício. Surreal!!

Endereço: 1000 4th Ave, Seattle, WA 98104, Estados Unidos.

George Peabody Library (Biblioteca George Peabody) – Baltimore, Maryland

Localizado no mundialmente famoso Peabody Music Institute, em Baltimore, Maryland, e embora seja uma biblioteca de pesquisa, também é o lugar mais bonito para eventos, tamanha a beleza de sua arquitetura típica do século XIX, com pisos clássicos em preto e branco iluminados por muitas luzes tremeluzentes e cercados por 300.000 volumes de livros.

Endereço: 17 E Mt Vernon Pl, Baltimore, MD 21202, Estados Unidos.

Bibliothèque Nationale de France – Biblioteca Richelieu (Biblioteca Nacional da França) – Paris, França.

É certo que a França e sua rica arquitetura e história não ficariam de fora dessa lista, e é na capital, Paris que temos um representante. A Biblioteca Nacional da França, construída em 1666, por Colbert, como um instrumento de louvor a Luís XIV.

As coleções da Biblioteca Nacional da França estão localizadas em dois locais diferentes: a Biblioteca François-Mitterrand e a Biblioteca Richelieu.

Aqui, evidenciamos a Biblioteca Richelieu e a magnifica “Labrouste Hall” e seu mármore claro com cabochões redondos vermelhos, detalhes em caçador verde, paredes de pedra e esculturas no teto, incrustadas com discos de mármore polido.

Endereço: 58 Rue de Richelieu, 75002 Paris, França.

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!
E não esqueça de “amar” o post ?
P.s.: As fotos foram retiradas da internet.