News27 de dezembro de 2018

Superstições e tradições de ano novo pelo mundo

image_print

Oii, gente!!

Como está sendo a reta final do ano de 2018 pra vocês? Reflexões pelo que aconteceu no ano e pensamentos e vibrações direcionadas para 2019?

“Ano novo, vida nova” é assim que muitos dizem do ano que vai começar. Carregada de simbolismos, crenças, superstições e tradições cada ser humano tem a sua “mania” para atrai bons fluidos e deixar a má sorte para o ano que se encerra, seja pular as sete ondas do mar, quebrar pratos, vestir roupa branca e/ou comer lentilha na hora da virada. Enfim são muitas superstições e tradições que passam de geração em geração e varia entre os países mundo afora.

Alguém aqui tem a sua tradição ou superstição na hora da virada? Eu tenho 🙂 Confesso que gosto muito de saber as tradições e superstições mundo afora, as que me interessam eu faço. Não custa nada né?! Vamos “entregar a sorte” para o universo!! hahaha

Separamos algumas tradições e superstições de Réveillon, conheça, escolha a sua e aposte na virada do ano para ter muita sorte e prosperidade!!

Brasil

Usar roupa branca na virada do ano e a presença de lentilha na ceia do Réveillon são as tradições mais forte no nosso país. Enquanto que pular as sete ondas no mar e fazer oferenda para Iemanjá em busca de sorte e bênçãos são as superstições mais praticadas pelos brasileiros.

Na minha cidade, Belém do Pará nós temos as erveiras do Mercado do Ver-o-Peso que vendem banhos com ervas, tem para afastar tudo de ruim (banho do descarrego) e o banho para magnetizar todas as coisas boas para o ano que se inicia.

Estados Unidos

O lançamento da bola de réveillon na Times Square, em Nova York, exatamente às 23h59 do dia 31/12 e a “Rose Parade”, em Pasadena, na Califórnia, no primeiro dia do ano são os momentos mais tradicionais e esperados pelos norte americanos.

Holanda

Recheadas de canais e lagos a Holanda possui uma tradição e superstição bem “congelante”, reza a lenda que mergulhar na água fria do Mar do Norte ou dos lagos holandeses no primeiro dia do ano é garantia de sorte para o ano que se inicia. Alguém encara as temperaturas glaciais do inverno Europeu na água??

Espanha

Para quem gosta de uva essa vai ser a melhor tradição. Em todo território espanhol é costume comer no dia 31 de dezembro no soar da meia-noite 12 uvas, cada uva representa cada badalada do relógio.

Itália

Outro país em que é tradição praticar mergulho em águas gélidas é na Itália, precisamente na capital, Roma. Pular da Ponte de Santo Ângelo para dentro do Rio Tibre é tradição tão antiga que moradores e turistas vão assistir os corajosos que pulam da ponte.

Inglaterra

London New Year Parade” o tradicional desfile inglês é muito esperado pela população local e turistas que se “espremem” nas ruas da capital inglesa para assistir as danças, acrobacias e diversas atividades de entretenimento.

China

Adeptos da limpeza e da boa faxina vão gostar dessa superstição chinesa. Limpar a casa no ano novo, antes da celebração da meia-noite é para afastar espíritos indesejados, e quando chegar a meia-noite do dia 31/12 a primeira comida a ser ingerida é o quioza, prato típico chinês.

Dinamarca

Pular de cadeiras no exato momento da troca de ano é superstição das mais seguidas na Dinamarca, tudo para expulsar maus espíritos e atrair sorte.

Alemanha

Abarrotar a mesa com miniaturas de porquinhos e o cardápio ter leitão é das tradições mais permanentes de fim de ano na Alemanha.

Venezuela

A superstição que mais gostamos foi essa hahaha. Para garantir viagens no ano que se inicia, os venezuelanos tiram as malas do armário e dão uma volta no quarteirão levando as malas. Quem quiser dinheiro, a superstição venezuelana é colocar um nota de dólar no sapato. E por fim, eles listam em um papel todas as coisas ruins que aconteceram no ano e depois queimam o papel, assim todas as mazelas ficam no passado.

Genteee, mais do que fazer todas ou quase todas as superstições ou tradições, o importante mesmo é ter fé no coração e nas atitudes e fazer diferença todos os dias, sempre buscando evoluir como ser humano.

Bom final de ano pra vocês!! 😉

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!
E não esqueça de “amar” o post ?
P.s.: As fotos foram retiradas da internet!