Gastronomia Lifestyle15 de outubro de 2015

O vinho Barbaresco

image_print

Olá viajantes,

Algum enólogo por aqui? haha

Eu não sou, mas gosto de apreciar um bom vinho…e na cidade Barbaresco, próximo de Alba tivemos a oportunidade de degustar vinhos maravilhosos.

Barolo, Barbaresco e Barbera foram os vinhos típicos da região que degustamos. E para isso visitamos 3 vinícolas produtoras destes vinhos.

o vinho barbaresco-vinícola adriano marco e vittorio

Neste post vamos conhecer a Vinícola Adriano Marco e Vittorio

A vinícola é uma tradicional fazenda produtora de vinho com estrutura familiar na região de Piemonte.

Adriano e Marco Vittorio iniciaram produção de vinho na fazenda, no início dos anos 1900. As vinhas tem início com o avô deles, Sr. Giuseppe, e o cultivo continuou com seu filho Aldo. Mas foram os netos Marco e Vittorio que iniciaram  engarrafamento de vinhos de suas próprias uvas, hoje com 23 hectares de terra plantados com Nebbiolo.

Nesta vinícola são produzidos os vinhos tintos: Dolcetto D’Alba DOC, Barbera D’Alba DOC, Barbera D’Alba DOC Superiore, Langhe DOC Freisa, Langhe DOC Nebbiolo, Barbaresco DOCG Sanadaive, Barbaresco DOCG Basarin e Barbaresco DOCG Basarin Reserve.

Os vinhos Barbaresco só podem ser produzidos em 4 municípios específicos de Langue, na Província de Cueno, região de Piemonte na Itália, são eles: Barbaresco, Alba (San Rocco e Seno d’Elvio área), Neive and Treiso. O que lhes permite usar o DOC (Denominação de Origem Controlada) ou DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) comprovando, assim, a origem das uvas utilizadas no vinho.

Na produção do vinho Barbaresco deve ser utilizado 100% de uva Nebbiolo produzida e envelhecida na região citada por 2 anos sendo 1 ano em barril de carvalho ou castanho. Se o envelhecimento for de 4 anos ou mais o vinho leva a denominação “riserva”, com acidez mínima de 12,5%.

Na vinícola, degustamos os vinhos Dolcetto D’Alba, Barbera D’Alba, Barbaresco Basarin e Barbaresco Sanadaive. Todos muito bons, mas cada um com suas peculiaridades olfativas e degustativas.

O que acharam da vinícola e do vinho??

Quem ja degustou??