Gastronomia Lifestyle23 de junho de 2020

La Tour d’Argent

image_print

Olá, viajantes!

O restaurante La Tour d’Argent é lendário, tradicional, luxuoso, impactante, com alta gastronomia e vasta (porém seleta) carta de vinho. Faltam adjetivos para suprir toda a magnitude do restaurante francês, localizado em um dos melhores pontos da capital francesa, Paris.

Fundado em 1582, está estabelecido no mesmo edifico na esquina do Quai de la Tournelle. E desde 1936 ocupa o sexto andar, com vista única para a Catedral de Notre-Dame e para o (lado Sul) Rio Sena.

Há uma frase inscrita no cardápio do restaurante que reflete muito a experiência gastronômica vivenciada no La Tour d’Argent “II n’est rien de plus sérieux que le plaisir…”
(Não há nada mais sério que o prazer). E da fato é!!

Inúmeros são os motivos para conhecer La Tour d’Argent (significa “Torre de Prata” em francês), o tradicionalíssimo prato de pato; a adega subterrânea e seus 400 (quatrocentos) mil rótulos de extrema qualidade que está no imaginário de muito sommelier iniciante e experiente no ramo; a suntuosa decoração clássica (que parece ter parado no tempo) desde o andar térreo até o salão de jantar; o primor e rigor na vestimenta e atenção da equipe, desde a recepção até os garçons.

O estrelado chef Philippe Labbé, e sua vasta vivência com os melhores chefs franceses e em restaurante igualmente estrelados e sofisticados. Levou ao La Tour d’Argent pratos modernos e entusiasmados, mantendo as tradições seculares do restaurante (variedade de carnes de caça no menu) e realizando a melhor combinação “Tradição e Modernidade” dentro da gastronomia mundial. Um dos grandes diferencias do chef Philippe é a harmonização do menu, onde as sobremesas devem ser o complemento doce da refeição e não apenas o item “açucarado” do final da refeição.

O forte da casa são as carnes de caça, em especial o pato fatiado com molho de sangue (Caneton Tour d’Argent) e seu certificado com a devida numeração do pato criado na própria granja do restaurante desde 1890, e esse foi o pedido da Sister Themis Eloana quando jantou no requintado La Tour d’Argent.

O custo para realizar uma refeição nesse restaurante é bem alto, mas compensa cada “garfada”, os verdadeiros amantes de alta gastronomia não desperdiçariam uma ida ao La Tour d’Argent quando estão em Paris.

Como é de se esperar, La Tour d’Argent figura no Guia Michelin com 01 (uma) estrela e 05 (cinco) talheres vermelhos, como vocês a palavra do Guia Michelin para definir a estrela: “Cozinha de alta qualidade, vale uma parada! Usando ingredientes de alta qualidade, pratos com sabores distintos são cuidadosamente preparados para um alto padrão consistente.” Para a definição dos talhes, o Guia Michelin opina da seguinte forma: “Padrão excepcional. Nossos melhores endereços. Excelente carta de vinhos.”

Curiosidade Michelin: O La Tour d’Argent já recebeu 03 (três) estrelas Michelin, até que em 1996 foi “rebaixado” para 02 (duas) estelas na qual permaneceu com elas até 2006, onde fora reduzido a 01 (uma) estrela, que mantem até hoje.

Há necessidade de realizar reserva com boa antecedência. O ambiente é formal e a vestimenta deve ser igualmente elegante.

La Tour d’Argent

Endereço: 15, quai de la Tournelle – 75005 Paris
Telefone: +33 (0) 1 43 54 23 31
E-mail: [email protected]
Fechado: domingo e segunda-feira
Metro: Ponte de Marie

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!
E não esqueça de “amar” o post ?
P.s.: As fotos foram retiradas da internet.