Gastronomia Lifestyle16 de setembro de 2020

Cafeterias em Lisboa

image_print

Quando pensamos em doces portugueses logo pensamos (e desejamos) os pastéis de nata. E não é para menos, o doce é uma das maiores e mais antigas especialidades da doceira portuguesa. Alguns o conhecem como pastéis de Belém, e não estão errados, o pastéis de nata foram criados pelos clérigos do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, no ano de 1837.

Hoje podemos encontrar essa delícia em qualquer lugar de Lisboa, capital de Portugal. Mas vale ressaltar que somente em Belém se fabrica a receita original.

Outra gostosura portuguesa são os pastéis Santa Clara e o Pudim Abade de Priscos.

E a pergunta é: Onde encontrar esses doces e outros quitutes portugueses? Separamos as melhores cafeterias de Lisboa para degustar essas guloseimas.

Fábrica de Pastéis de Belém

O melhor lugar para experimentar os Pastéis de Belém, afinal é ali que os pastéis de Belém são fabricados desde 1837 e seguem uma receita antiga do Convento dos Jerônimos, mas devemos alertar que local sempre está sempre lotado com filas para comparar os Pastéis de Belém, tenha paciência a recompensa é doce e muito prazerosa.

Endereço: Rua Belém, 84-92. Lisboa, Portugal

Melhor Bolo de Chocolate do Mundo

O nome já diz tudo!! Considerado o melhor chocolate do mundo, o bolo da loja conquista todos os seus visitantes pelo sabor sem igual. O motivo? O bolo é confeccionado com 53% de cacau, há quem diga que parece uma torta, mas o importante mesmo é ir e provar.

Endereço: Rua Tenente Ferreira Durão, nº 62A. Lisboa, Portugal

Café A Brasileira

O café mais antigo de Lisboa (desde 1905) e um dos mais antigo da Europa, o Café A Brasileira fica no Chiado. O nome vem por ser o primeiro local em Lisboa a servir o “verdadeiro café” brasileiro, uma vez que o proprietário morou muito tempo no Brasil.

Muito mais que servir os cafés brasileiro, A Brasileira oferecia aos seus clientes intelectuais e artistas do início do século XX outros quitutes brasileiros. Ainda hoje é muito bem frequentado e ainda hoje oferece doces brasileiros mas também as iguarias portuguesas, agradando todos os paladares.

Endereço: Rua Garrett, 122. Lisboa, Portugal

Pois, Café

A cafeteria nasceu com o objetivo de estabelecer e manter elevados padrões de qualidade no atendimento e no menu. E conseguiu muito bem, ao logo dos anos, o Pois,Café mantém o café da manhã, menu permanente, brunch e cafés e doces.

O ambiente é aconchegante frequentado por locais, ideal para um “pit stop” entre um passeio e outro. O Pois,Café ainda apresenta exposições de arte que mudam regularmente e às vezes apresentam músicos em pequenos concertos.

Endereço: Rua de São João da Praça, 93-95. Lisboa, Portugal

Despensa n6

Quem aprecia lanches mais saudáveis, recomendamos a Despensa n.6, pastelaria saudável apresentando produtos sem glúten, sem açúcar refinado, confeccionados em parte com ingredientes biológicos. Não há adição de trigo, milho, açúcares e óleos refinados, nem qualquer ingrediente artificial, ao contrário da pastelaria tradicional.

Tudo é fabricado na Despensa n6 pastelaria: pão, granolas, bebidas vegetais de coco e de amêndoa, pastas de frutos secos e tudo que consta no variado cardápio.

Endereço: Avenida Sacadura Cabral, 6A. Lisboa, Portugal

A Padaria Portuguesa – Martim Moniz

Criada em 2010 com a missão de desenvolver uma rede de padarias e pastelarias de bairro. Hoje possui 60 lojas próprias que conseguiram trazer um conceito e imagem totalmente inovador a Portugal.

Todos os dias os clientes podem apreciar mais de 20 variedades de pão fresco, confeccionado a várias horas do dia e com um “custo benefício” única no mercado.

Endereço: Rua do Arco do Marquês de Alegrete, 06. Lisboa, Portugal

Basílio Lisboa Café

O novo integrante da família do Café Nicolau que depois de inaugurar a namorada Amélia Café, chegou a vez do primo Basílio fazer sucesso no cenário lisboeta de cafés descolados.

Aqui no primo Basílio é outra excelente opção para quem se preocupa com a saúde. O menu apresenta smoothies verdes, sucos, saladas, sanduíches, tigelas de café da manhã saudáveis. também há sugestões de sem glúten e veganas.

Endereço: Rua dos Bacalhoeiros, 111. Lisboa, Portugal

Manteigaria

para finalizar, outro local excelente para comer os pastéis de nata, a Manteigaria! Com três endereços em Lisboa, a Manteigaria tem conquistado o coração de muitos.

O recheio é mais consistente e farto e sua massa parece ser mais fina. Afinal um bom pastel de nata é o equilibro de uma massa crocante (não gordurosa) com um recheio cremoso não muito doce – e que seja saboroso tanto frio ou quente.

Endereço: Rua do Loreto, 02. Lisboa, Portugal

Gostaram? 
Deixe comentários, vamos adorar saber.
E não esqueça de “amar” o post 😉
P.s.: As fotos são “Divulgação”!!