Gastronomia Lifestyle8 de outubro de 2015

Alba e as Trufas

image_print

Amados viajantes,

Quem já ouviu falar da maravilhosa, rara, saborosa, única e inconfundível Trufa?

Tantos predicados representam meu amor por ela…hehe

Sou apaixonada por esta iguaria e poder estar na cidade onde ela é caçada, no mês de sua caça, Outubro, e, poder participar da Caça as Trufas, não tem palavras! É uma emoção sem igual.

Esta iguaria vêm de Alba, uma pequena localidade da região de Piemonte, no Norte da Itália.

As trufas são muito famosas por sua raridade, sua dificuldade em ser encontrada. São silvestres, pois ainda não foi descoberto um método para cultiva-la. As trufas são um semelhantes ao cogumelo, só que nascem debaixo da terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, são encontradas próximo das raízes de árvores como carvalhos, salgueiros, castanheiras e aveleiras.

Elas são caçadas por especialistas chamados de Trifulau, que acompanhados dos seus cães super treinados entram na floresta em busca deste ouro farejando seu cheiro.

Em tempos idos a caça era realizada com porcos, mas em virtude dos porcos quase sempre estragarem as trufas, eles foram substituídos por cachorros, assim como os caçadores ficaram mais atentos para pegar a trufa antes dos cachorros, sendo eles quem as retiram do solo, com cuidado meticuloso, sem quebrá-las nem machuca-las a superfície. As trufas só têm valor se suas características originais forem preservadas.

Por ter um método rústico, e ser rara as trufas enchem os olhos do mundo da gastronomia, seu aroma e sabor inconfundível são seus maiores predicados. E valem ouro! “Oro bianco and oro nero” assim chamado em italiano.

As trufas brancas são mais raras que as negras, são mais difíceis de serem encontradas e com aroma e paladar mais apurado e intenso. Logo, mais valiosa.

alba e as trufas-tajarin e trufa branca

A trufa branca exige um cortador específico, com lâminas ultra afiadas, pois quanto mais fina for cortada, mais sabor e aroma irá liberar. A degustação da trufa é simples, vêm inteiras à mesa e são laminadas na frente do cliente acompanhada de pratos simples e neutros para conservar seu aroma intenso, que a torna tão especial. Aproveite bem o aroma da trufa antes de degusta-la, pois seu sabor some rápido, e é divino!

Ai meus amados leitores viajantes…..como amo essas trufas!!!

Espero que tenham gostado!!

Me contem tudoooo, quem já experimentou esta iguaria divina?

Quem gostou e quem não gostou?

Tem vídeo das trufas, assistam!