Check-in Tips7 de dezembro de 2015

São Paulo é mais!!!

image_print

Oii gente!!!

Conhecida também como “Terra da Garoa” e “Sampa”, São Paulo sempre é destaque. Grandiosa, tanto territorialmente quanto em números de produção, população, desenvolvimento e outros aspectos que englobam e engrandecem grandes centros urbanos.

São Paulo é umas das 10 maiores cidades do mundo, a mais populosa do Brasil (com 11 milhões de habitantes – segundo IBGE na capital e quase 20 milhões na Região Metropolitana), a que mais cresce economicamente, e que mais recebe turistas, que mais recebe cidadãos do Brasil para “tentar a sorte na cidade grande”. E mais, muito mais!!!

A história do Estado de São Paulo se confunde muito com a história do Brasil. Por isso, nesse post vamos escrever sobre a capital São Paulo.

Tudo começou com a chegada dos padres Jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega em Piratininga, nos idos de 1553, construíram um colégio nas proximidades dos rios Tamanduateí e Anhangabaú com objetivo de catequizar os índios da região.

Celebraram a primeira missa, no dia 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário da cidade de São Paulo. É, o aniversário de São Paulo, 157 anos depois da chegada dos padres jesuítas Piratininga passou a ser denominada São Paulo após a ratificação do Rei de Portugal.

Antes São Paulo era ponto de partida das bandeiras e expedições que cortavam o Brasil a fora em busca de minérios. Até que em 1815, São Paulo se transformou na capital da Província de São Paulo, recebendo uma década depois a primeira Faculdade de Direito, sendo o núcleo intelectual e político do País.

A explosão comercial de São Paulo aconteceu com a expansão da cafeicultura (final do século XIX) e a chegada de imigrantes (para trabalho nas lavouras), que até meados de 1890 formavam a metade da população da cidade de São Paulo.

Em 1932 aconteceu a Revolução Constitucionalista (09 de julho – feriado estadual), deixando São Paulo derrotado e sem credibilidade no cenário político brasileiro, no entanto em nada abalou a veia intelectual da cidade, que agregou mais uma instituição de ensino superior, a Universidade de São Paulo.

Na década de 40, São Paulo ganhou ares de cidade grande com novos projetos urbanísticos no setor viário. As indústrias estavam a todo vapor, fomentando a economia de São Paulo, a população local não era suficiente para abastecer toda a produção, recrutar habitantes de outros lugares do Brasil foi a solução para suprir a falta de mão de obra, os nordestinos foram os que mais migraram para São Paulo. Até que nos anos 70 as indústrias migraram para os interiores que formam, hoje, a chamada Grande São Paulo.

Toda essa evolução em São Paulo está marcada na bandeira da cidade. A bandeira é branca, com uma cruz vermelha que ocupa os quatro cantos da bandeira, dentro do círculo branco tem o Brasão de Armas do Município. A cruz faz alusão à fundação da Cidade pelos Padres Jesuítas que por serem da Ordem de Cristo e relembra os inicio da colonização do Brasil. Por fim, o circulo é o símbolo da eternidade, colocando São Paulo como Capital e Cidade Líder de seu Estado.

Cada cor tem uma representação: o branco é a paz, pureza, temperança, verdade, franqueza, integridade, amizade, síntese das raças; a cor vermelha traz características da audácia, coragem, valor, galhardia, intrepidez, nobreza conspícua, generosidade e honra

Dos tempos que São Paulo era Piratininga apenas as fundações da construção feita pelos padres jesuítas e índios no Pateo do Collegio restam como lembranças materiais.

Localizada na região sudeste do Brasil, fazendo limites com os estados de Minas Gerais (a norte e nordeste), Paraná (a sul), Rio de Janeiro (a leste) e Mato Grosso do Sul (a oeste), e com o Oceano Atlântico (a sudeste).

A economia de São Paulo ocupa 33% do Produto Interno Bruto – PIB brasileiro e 32% da receita nacional de comércio. A indústria continua sendo o carro chefe de São Paulo, com o maior Parque Industrial do Brasil.

O sistema político de São Paulo é igual no Brasil inteiro, uma República Federativa, com Executivo Estadual, onde dirigente soberano é o governador do Estado.

Grandes atrativos para negócios, São Paulo não deixa nem nada a desejar quando o assunto é lazer, com opções para todos os gostos e bolso, São Paulo oferece uma gama de pontos turísticos de qualidade que aliam cultura e lazer.

Centro

Pateo do Collegio

Catedral da Sé.

O Mosteiro de São Bento

Pinacoteca do Estado

Museu de arte sacra.

Centro Cultural Banco do Brasil

Teatro Municipal

Sala São Paulo

Estação da Luz

Museu da Língua Portuguesa

Mercado Municipal

Solar da Marquesa de Santos

Jardim da Luz

Viaduto do Chá

Museu da Imigração Japonesa

Shopping Light

Galeria do Rock

25 de março

Terraço do edifício Itália, onde há também um restaurante.

Edifício Copan (de Oscar Niemeyer)

Prédio da Bolsa de Valores

Prédio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Paulista e Jardins

Avenida Paulista (SIM, ela por si só já é uma atração!!)

MASP

Centro Cultural São Paulo.

Casa das Rosas.

Instituto Itaú Cultural

Centro Cultural Fiesp

Sesc Paulista

Museu da Imagem e do Som

Museu da Casa Brasileira

Museu Brasileiro da Escultura

Caixa Cultural Galeria Paulista

Galeria Ouro Fino

Shopping Frei Caneca

Shopping Paulista

Shopping Center 3

Shopping Pátio Higienópolis

Trianon

Catedral Ortodoxa

Cemitério da Consolação

Oscar Freire

Rua Augusta

Zona Leste

Capela de São Miguel

Memorial do Imigrante

Parque Ecológico do Tietê

Parque do Carmo.

Sesc Itaquera

Shoppings Anália Franco e Tatuapé

Zona Norte

Arquivo do Estado

Horto Florestal

Parque Anhembi

Parque Estadual da Serra da Cantareira

Quadras de escolas de samba (Império da Casa Verde, Mocidade, Rosas de Ouro, Unidos do Peruche etc)

Shopping D

Shopping Center Norte

Shopping Lar Center.

Largo da Freguesia do Ó.

Zona Oeste

Cidade Universitária

Instituto Butantan.

Sesc Pompéia

Instituto Tomie Ohtake

Memorial da América Latina

Vila Madalena (um bairro que é uma atração a parte)

Ceagesp

Estação Ciência

Feira da Benedito Calixto

Praça Benedito Calixto

Mercado Municipal da Lapa

Museu de Arqueologia e Etnologia

Museu de Arte Contemporânea

Museu do Crime

Parque da Água Branca

Parque Villa Lobos

Shopping West Plaza

Pico do Jaraguá

Shopping Eldorado

Shopping Iguatemi

Shopping Butantã.

Zona Sul

Autódromo de Interlagos

Cinemateca

Estádio do Morumbi

Fundação Bienal

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Instituto Butantan

Jockey Club

Monumento às Bandeiras

Museu de Arte Moderna

Museu Afro-Brasil

Museu do Ipiranga

Museu Lasar Segall

Oca

Parque da Aclimação

Parque Burle Marx

Parque do Ibirapuera

APA Capivari-Monos

Zoológico

Zôo Safári

sisters_in_travel-sem_passaporte-sudeste-sao_paulo-sao_paulo-bandeira

São Paulo é ou não é (de)mais???!!!

O que vocês gostam de fazer na cidade?

Não esqueçam de “amar” e comentar o post!

P.s.: As fotos foram retiradas da internet!! 😉