Parques Nacionais pelo mundo!!

image_print

Oiii gente!!!

Depois de apontarmos quais os Destinos Sustentáveis, vamos fazer uma lista dos melhores e mais bonitos Parques Nacionais do mundo, são áreas totalmente protegidas, com o melhor do e mais preservados ecossistema local, onde é possível fazer toda a conexão com a natureza.

O início da agregação “Homem &Natureza” começou com a assinatura do então presidente norte americano Ulysses S. Grant que em 1872 para a criação do Parque Nacional de Yellowstone. A partir daí, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, mais de 7.000 parques nacionais foram criados pelo mundo.

Aventureiros de plantão e adeptos das belezas naturais vão se “encontrar” nessa lista, a maioria dos parques, mesmo preservando ao máximo a vegetação local, propícia aos visitantes trilhas e mirantes, paisagens espetaculares e estrutura turística.

Vamos começar pelo Brasil e nossas riquezas naturais que encantam a todos!!!

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Brasil)

Da capital maranhense ao “paraíso” local, são 264 km (164.04 miles) de distância. As dunas, rios, manguezais, praias e lagoas de água doce e toda a extensão de 270 km (167.77 miles)² encantam a todos.

Parque Nacional da Serra da Capivara (Brasil)

O estado do Piauí não é dos mais conhecidos e explorados pelo circuito turístico, exceto pelo seu Parque Nacional da Serra da Capivara, tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Motivo para todo esse prestigio, é a incontável presença de sítios arqueológicos, sendo o maior do mundo nesse quesito.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Brasil)

É na Região do Cerrado do Planalto Central, no Nordeste de Goiás, onde encontramos e nos encantamos com a Chapada dos Veadeiros. Cânions, rochas suntuosas, trilhas, cachoeiras, quedas d’água completam a beleza do lugar.

Parque Nacional da Chapada Diamantina (Brasil)

Grutas, cânions, cachoeiras e incontáveis rios, podem ser facilmente encontrados na região serrana da Bahia, precisamente no Parque Nacional da Chapada Diamantina, constituído em 1985, têm atraído muitos turistas que desejam conhecer a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda d’água.

Parque Nacional do Itatiaia (Brasil)

Foi na administração política de Getúlio Vargas (em 1937) que o Brasil conquistou seu primeiro parque nacional, na cidade de Itatiaia (Serra da Mantiqueira) no Estado do Rio de Janeiro. Aventureiros de plantão são os frequentadores assíduos do Parque Nacional do Itatiaia, tudo por conta das trilhas “nível hard” e das recompensas ao finalizá-las, lindas cachoeiras e poços.

Parque Nacional do Iguaçu (Brasil)

As famosas Cataratas do Iguaçu são o carro chefe do Parque Nacional do Iguaçu, não tem como não encher os olhos ao se deparar com a imponência e belezas do parque de mais de 100 mil hectares, sediado na cidade de Foz do Iguaçu.

Parque Nacional Aparados da Serra (Brasil)

O estado do Rio Grande do Sul tem seu parque com excelente atração, o cânion Itaimbezinho e seus 720 metros de profundidade, na cidade de Cambará do Sul. Alguém dúvida que é amplamente explorado?!

E agora, os Parques Nacionais pelo mundo. São tantos parques que enchem os olhos que destacamos alguns e listamos outros. Vem ver!!

Parque Nacional de Torres del Paine (Chile)

É no sul da Patagônia chilena, que um parque de 24 mil hectares, cercado de picos nevados, fiordes (não pense que fiordes só têm na Noruega), lagos e geleiras atraem turistas em busca de belas paisagens.

Parque Nacional Nahuel Huapi (Argentina)

Os argentinos não ficam para trás no quesito belos parques nacionais. Afinal, o primeiro parque do país, inaugurado em 1934, na cidade de Bariloche, têm um espetacular lago e paisagens naturais de cair o queixo.

Parque Nacional Galápagos (Equador)

A distância do parque (localizado na Ilha Galápagos, a 1000 km (621.37 miles) do continente equatoriano) para o continente, não diminui em nada sua importância ecológica e fama internacional. Em verdade, o nome oficial é Arquipélago de Colón, e possui 13 ilhas na sua composição geográfica. A preservação de espécies de iguanas-marinhas, leões-marinhos, tartarugas-gigantes, albatroz e outros são constantes. Além dos animais, há grutas, vulcões e lindas praias que tornam o cenário mais encantador.

Parque Nacional de Banff (Canadá)

Parque mais antigo do Canadá (fundado em 1855!!), situado na região das Montanhas Rochosas, a 100 km (62.14 miles) de Calgary (Oeste do Canadá). Quem visita o parque consegue lembrar com brilho nos olhos das geleiras, picos nevados, rica floresta, lindos lagos de água cristalina e sua vasta extensão de trilhas, que por sinal, é referência para prática de trekking, camping e golfe. O parque é tombado pela UNESCO.

Parque Nacional de Yellowstone (Estados Unidos da América)

O parque que fez história e lançou todos os outros. Dentro dos 8900 km (5530.2 miles)² do parque há belezas naturais únicas e a Grande Fonte Prismática, a famosa fonte termal colorida, onde as bordas possuem tons de amarelo, vermelho e laranja, enquanto o centro é azul. Sua localização também é única, se estende pelos estados de Wyoming, Montana e Idaho.

Parque Nacional do Grand Canyon (Estados Unidos)

Talvez o parque mais conhecido dos Estados Unidos, quem vai ao Oeste Norte-americano não deixa de visitar a maravilha desse parque de 5 mil km² de belezas naturais com trilhas, rafting e amplo espaço para acampamentos, no estado do Arizona.

Parque Nacional de Vatnajökull (Islândia)

O maior parque da Europa, dentro da pequena Islândia. Os 12000 km (7456.45 miles)² são marcados por quedas d’águas, como a icônica Svartifoss que inspirou na arquitetura da Igreja de Hallgrimur, as geleiras Vatnajökull e a formação basáltica Kirkjugólf. Sua extensão (no lado Leste do país) ocupa 12% de superfície da Islândia.

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice (Croácia)

Que tal um parque com 20 mil hectares, sortido de muito verde, lagos (são 16 ao todo – 12 na parte superior e 04 na parte inferior), cascatas e seus habitantes naturais, ursos e aves sempre presentes junto a rica fauna?! E o melhor, no meio da região Bálcãs!! Estamos falando do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice no coração da Croácia, tamanha beleza natural garantiu ao parque o selo Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Não importa a época climática escolhida, o parque sempre apresenta as paisagens mais lindas que esse mundo pode oferecer.

Parque Nacional Kruger (África do Sul)

Considerado o maior parque da África do Sul, o Parque Nacional de Kruger e seus 20 mil km², são famosos pelo chamado “big five”, onde os turistas podem encontrar facilmente as cinco espécies mais famosa da vida selvagem local: leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo. A estrutura hoteleira do local é excelente, padrão cinco estrelas.

Parque Nacional Etosha (Namíbia)

Preservar a vida animal selvagem da região, este é o objetivo deste parque instalado no extremo norte da Namíbia. As atrações são passeios de safári para apreciar as espécies, elefantes, zebras, rinocerontes e o leão, são visualizados com facilidade durante o passeio.

Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia (China)

Os chineses consideram o local mais bonito do país, e não é para menos, são 510 km (316.9 miles) de coloridas formações rochosas formadas por arenito e outros minerais. O parque está situado na província de Gansu.

Parque Nacional de Port Campbell (Austrália)

A formação rochosa mais conhecida do mundo, talvez esteja presente neste parque, os Doze Apóstolos. Cativa pela perfeição e pelo belo cenário que proporciona ao longo da costa oceânica, podendo ser apreciada pela “Great Ocean Road”. Localizado na cidade de Port Campbell, a 190 km (118.06 miles) de Melbourne.

Para continuar se encantando com tantas maravilhas, segue fotos de outros lindos parques nacionais.

Parque Nacional de Jasper (Canadá)

Parque Nacional dos Arcos (Estados Unidos)

 

Parque Nacional e Reserva de Wrangell St. Elias (Estados Unidos)

Parque Nacional Manuel Antonio (Costa Rica)

Parque Nacional Snowdonia (País de Gales)

Parque Nacional de Ardales (Espanha)

Parque Nacional Swiss (Suíça)

Parque Nacional do Triglav (Eslovênia)

Parque Nacional Gauja (Letônia)

Parque Nacional de Repovesi (Finlândia)

Parque Nacional Serengeti (Tanzânia)

Parque Nacional Guilin and Lijiang River (China)

Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu (Japão)

O que acharam desse parques?

Deixe nos comentários, vamos adorar saber!!

E não se esqueça de “amar” o post!! 😉

P.s.: As fotos foram retiradas da internet!