Check-in Tips29 de dezembro de 2015

O charme da Grécia – Ilha de Mykonos!!

image_print

Oi gentee!!!

Como tudo na Grécia, os Deuses sempre estão presentes, e na famosa e charmosa ilha de Mykonos não seria diferente. Certa vez eu li que Mykonos “É uma ilha feita por deuses para as pessoas”. Deixando a modéstia de lado, até que os gregos não exageram muito não, Mykonos é o encontro de contrapontos calmo e ao mesmo tempo efervescente, relaxante e agitado, pacato e animado e por aí vai.

A origem da Ilha Mykonos não é exata. Na mitologia, Mykonos que significa “lugar rochoso” foi o local escolhido para Hercules enterrar os gigantes derrotados. Há a versão que Mykonos é o nome do filho do Deus Delos.

Habitada desde o quinto milênio aC., a história local conta que os fenícios foram os primeiros habitantes da Ilha.

Mesmo no período otomano, Mykonos era autônoma, em 1830 ganhou independência e passou a integrar o Estado de Cyclades. Logo após (em 1834), por meio do decreto do Rei Otto fora fundado o município de Mykonos.

O glamour que Mykonos não veio com os Deuses, com início difícil, Mykonos era uma ilha pobre, carente de recursos agrícolas, dentre tantas guerras e diferentes governos, somente no final século XVIII os bons ventos sopraram para Mykonos, com o reconhecimento dos marinheiros como uma ilha ótima para comércio e transporte, trazendo assim imigrantes de localidades vizinhas, a população aumentou e o comércio também, melhorando a qualidade de vida da ilha.

A “high society” européia descobriu Mykonos nos anos 30, levando, durante as férias o glamour, o frescor e a animação conhecida até hoje. Toda essa alteração na atmosfera de Mykonos não fez com que a ilha perdesse suas características: a famosa arquitetura com casas brancas e detalhes em azul, ruas que mais parecem labirintos, a centenas de igrejas (mais de 300!!!), os moinhos de ventos que podem ser avistados por toda extensão da orla que está recheada de bons bares, cafés e restaurantes e as famosas praias com aquele azul que fascina e enche os olhos e as típicas areias brancas do mediterrâneo.

Mykonos está localizada no Mar Egeu e pertencente ao conjunto de ilhas de Cyclades (ilhas circulares), próximo a sagrada ilha de Delos.

Com área total de 105 481 hectares e um comprimento total de costas atinge 81 km (50.33 miles). Mykonos tem Chora (Hora) como capital e Panormos e Ornos como “cidades importantes” (não há divisão de distritos, o que ocorre são áreas mais ocupadas), sua população total, segundo o NSS 2001 é de 9.320 habitantes.

A economia de Mykonos é predominante do turismo, tendo a pesca como fonte secundária. A forma de governo é Republica Parlamentarista.

O que poderia ser símbolo de uma ilha tão encantadora? Um Pelicano!!!

Reza a lenda em 1954 um pescador achou um pelicano perdido e ferido, devidamente cuidado recebeu o nome de Petros e o carinho da população local da época. Tanto que após 30 anos vivendo na ilha, veio a falecer, deixando uma tristeza profunda em todos. Outro pelicano foi “adotado” por Mykonos, a tradição do nome Petros e os cuidados permanecem com o pelicano que transita tranquilamente pelas ruas da cidade.

Se um pelicano é mascote da ilha, não se deve esperar que a bandeira de Mykonos seja azul e branca como a de seu país, e de fato não é. Branca, ao centro o rosto do Deus Apolo estampado, cercado de folhas de videira e uma harpa, assim é a bandeira da Ilha de Mykonos.

As atrações da Ilha de Mykonos são das mais variadas, não se deixe enganar, é uma ilha, porém recheada de boas opções de passeios, digna de agradar gregos e troianos!!!

Listamos opções de passeio na ilha:

Chora (Hora) – capital da ilha, mais preparada para receber turistas (casa de câmbio, agência de viagem, locadora de veículos, lojas de grife e maior gama de restaurantes, bares e afins):

Moinhos de vento

Igreja Panayia Paraportiani

Museu Arqueológico e Marítimo

Little Venice (Pequena Veneza)

Câmara Municipal

Rua Matoyanni

Edifício Kazarma

Edifício Town Hall

Vila Ano Mera – vilarejo a 08km (4.97 miles) do centro de Mykonos, não possui tantas opções em relação a Chora, mas vale o passeio por:

Igreja Panayia Tourliani

Mosteiro de Paleokastro

Praça Central

Praias de Mykonos (separadas por interesse):

Festa – Paraíso e Super Paradise

Família – Ornos e Psarou

Organizada – Platis Yalos

Relaxar – Ayia Ánna, Houlakia, Kapari, Agrari e Ayios Stéfanos.

Surfistas e velejadores – Ilha dos Ventos.

Aulas de surfe – Kórfos, Ftelia, Meyáli Ammos e Kalafatis.

Tênis ou mini-golfe – Ayios Stefanos.

Vôlei de praia – Ayia Anna

Paraquedismo mar ou jet ski – Elia ou Kalafatis.

Mergulho – em qualquer praia, mas não em qualquer época do ano, Setembro é o melhor mês, com a água quente e de boa visibilidade para baixo no fundo do mar.

Só mesmos os Deuses para explicar o fascínio que é Mykonos!!!

E vocês, o que acharam??

Não esqueçam de “amar” e comentar o post!

P.s.: As fotos foram retiradas da internet e do arquivo pessoal!! 😉