Check-in Tips16 de maio de 2017

O bom de Porto Alegre

image_print

Oiii, gente!!!

Porto Alegre, igualmente conhecida como POA, é capital do estado do Rio Grande do Sul, no extremo Sul do Brasil. Com forte descendência europeia, inicialmente pelos portugueses ganha destaque nacional por qualidade de vida, muito bem estruturada e, com bons índices de satisfação local e turística. Na capital há espaços públicos com muito verde para excelentes pontos de encontros entre os gaúchos para apreciar o tradicional chimarrão, além disso, há vários pontos turísticos para serem explorados e descobertos.

Melhor lugar para se conhecer e “vivenciar” a história de uma localidade é o Centro Histórico, em Porto Alegre é possível visitar os lindos e luxuosos prédios do Mercado Público, Museu de Arte do Rio Grande Do Sul (MARGS), Santander Cultural, Cais do Porto, Palácio Piratini, Paço Municipal, Biblioteca Pública, Banco da Província, Correios e Telégrafos e a Delegacia Fiscal, são alguns pontos que retratam o a fase áurea e opulenta do Rio Grande do Sul na década de 30. Há outros grandes pontos de interesse para visitantes: Palácio Farroupilha, Palácio Piratini, Museu Júlio de Castilhos, Solar do Câmara e o Theatro São Pedro.

Rua da Praia (Rua dos Andradas) apresenta muita história, era nessa rua que as tropas gaúchas realizavam suas revoluções e, hoje abriga grandes prédios de alto valor cultural, e arquitetônico para a cidade, são eles: Centro Cultural Érico Veríssimo, Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, Casa de Cultura Mario Quintana, Museu da Brigada Militar, Igreja Nossa Senhora das Dores (uma das igrejas mais antigas da cidade) e a Praça da Alfândega.

Para os religiosos, visitar a linda Catedral Metropolitana de Porto Alegre (na Praça Matriz) é um verdadeiro presente, admirar a arquitetura Renascença, os mosaicos elaborados pela Academia de Mosaicos do Vaticano e, as imagens da Padroeira, de São Francisco de Assis, São Pedro, Papa Pio IX, Santa Teresa de Ávila e dos Jesuítas Roque Conzales de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e Juan del Castillo. Gruta Nossa Senhora de Lourdes também espera pelos turistas religiosos

A Usina do Gasômetro é um dos Centros Culturais mais conhecidos e respeitados da capital gaúcha, com espaço para dança, música, além de salas de cinema e teatros, contando ainda com cafés, e, uma vasta área para exposições. O que torna a antiga Usina de Gás e Hidrogênio Carbonado um local agradável para passeio regado a cultura. O terraço se torna concorrido no fim de tarde para apreciação do por do sol a beira do Rio Guaíba.

Enquanto a Usina se destaca pelo gás cultural que emana, outras casas tem seu valor cultural: Castelinho do Alto da Bronze – Espaço Cultural; Pinacoteca Ruben Berta; Fundação Iberê Camargo; Varig Experience e Feira do Livro.

A quantidade de Museus é significativa: Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul; Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli; Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul; Museu da Comunicação Hipólito José da Costa; Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS; Museu do Trabalho; Museu do Esporte; Museu do Jardim Botânico de Porto Alegre; Museu Engenheiro Ruy Tedesco; Museu Júlio de Castilhos; Museu Joaquim José Felizardo e Museu Militar do Comando Militar do Sul.

Amantes da Natureza vão se deliciar com as maravilhas de lago, parques e praças em Porto Alegre. Começando pelo Lago Guaíba, beleza natural de grande valor para Porto Alegre tanto por ter sido naquelas águas que chegaram os primeiros portugueses, como pela biodiversidade nela apresentada.

Jardim Botânico de Porto Alegre, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Parque Farroupilha, Parque Moinho dos Ventos, Parque Germânia, Parque Marinha do Brasil, Praça Província de Shiga, Parque Maurício Sirotsky Sobrinh (Parque da Harmonia), Parque Ramiro Souto e Praça Matriz, são alguns destaques que vale a pena a visitar.

Escreva o que achou e não esqueça de “amar” o post!! 😉

P.s.: As fotos foram retiradas da internet.