Check-in Tips1 de junho de 2017

Festas Juninas nos estados do Nordeste

image_print

Oiiii, gente!!!

O mês de junho vem chegando e com ele as Festas Juninas, é tradição que percorre todo o país, mas ganha destaque na região Nordeste, onde a cultura é mais presente, uma vez que em tempos idos, era neste período de Junho e Julho que ocorria (e ainda ocorre) a chegada da chuva, trazendo prosperidade e fartura para as cidades e seus estados. Motivo mais que especial para comemorações. As Festas Juninas refletem muito a identidade cultural e religiosa de cada um dos nove estados nordestinos.

Os tempos passam e as festas juninas que antes tinham ares de festas de interior, vão se tornando grandes eventos, muito bem organizados com atrações de renome nacional, atraindo, além dos moradores da região, turistas interessados em conhecer melhor da cidade e aproveitar toda a estrutura dos grandes shows juninos que se estendem o mês de Junho inteiro. Separamos as mais badaladas e comentadas Festas Juninas nordestinas.

São João 2017 Campina Grande (Campina Grande/PB)

É em Campina Grande, interior do Estado da Paraíba que encontramos o Maior São João do Mundo, com programação de trinta dias (02 de Junho a 02 de Julho), toda a mega estrutura é montada com antecedência no Parque do Povo. Há palco principal, cidade cenográfica, barracas, camarotes, bares e toda estrutura necessária para atender a grande demanda de visitantes. Grandes shows são aguardados e a lista de artistas musicais confirmados é extensa: César Menotti e Fabiano, Jonas Esticado, Flávio José, Joelma, Simone e Simaria, Mano Walter, Dorgival Dantas, Saia Rodada, Tayrone, Alcione, Thaeme e Thiago, Léo Magalhães entre muito outros. Além do São João de Campina Grande, em paralelo é realizado o São João da Spazzio e Vila do Forró, concentrando outras grandes atrações de renome nacional.

São João 2017 Caruaru (Caruaru/PE)

Todos querem ter oficialmente o Título de “Maior São João do Mundo” e a cidade interiorana de Caruaru, não quer ficar de fora dessa disputa, e assim como acontece em Campina Grande, acontece no interior de Pernambuco, onde muitos se referem ao São João de Caruaru como o “Maior São João do Mundo”. Para este ano, são esperadas, a partir do dia três de Junho, as seguintes atrações: Marília Mendonça, Aviões do Forró, Mano Walter, Maiara e Maraísa, Fulô de Mandacaru e Alcymar Monteiro. Muito forró, gente bonita e excelente estrutura aguardam os visitantes na “Capital do Forró”.

Forró Caju 2017 em Aracaju (Aracaju/SE)

Mesmo possuindo nome diferente para o festejo, em vez de “São João” é “Forró”. O Forró de Aracaju possui os mesmos atrativos juninos, sendo com maior ênfase no tradicional ritmo nordestino. Assim como ocorre nos outros anos, em paralelo ao Forró Caju, há outras duas grandes festas. São João da Gente e o Marinete do Forró, que atraem um público expressivo nos sete dias de festa, que vão assistir aos shows de Wesley Safadão, Aviões do Forró e Simone e Simaria e as atrações locais.

São João 2017 Salvador (Salvador/BA)

A cidade de Salvador, capital da Bahia, as atrações são voltadas ao Centro Histórico, entre o Pelourinho e a Praça da Sé. São diversas atrações no decorrer dos dias de festa junina. Apresentação e concurso de quadrilhas, trios elétricos (afinal estamos em Salvador!!), maracatus e boi-bumbá e claro, shows locais e nacionais.

Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!

E não esqueça de “amar” o post 😉

P.s.: As fotos foram retiradas da internet!