Check-in Gastronomia Lifestyle Tips10 de outubro de 2017

É tempo de cerveja!!

image_print

Oiii, gentee!!!

Pelo que consta na história da humanidade, a cerveja brotou no mundo há pelo menos 6 mil anos, no que antes era a Suméria e hoje é o Iraque.

A produção da cerveja é até hoje desconhecida. Hoje sabemos que é perfeita harmonização entre água, malte, cereis e lúpulo. Indo a Europa e que conhecer mais dessa bebida? Separamos ótimos destinos com os melhores lugares que vão fazer você imergir no mundo da cevada!! 🍻🍻

Holanda

Em Amsterdam, encontramos a fábrica da conceituada e famosa cerveja Heineken, o museu Heineken Experience (Stadhouderskade 78, 1072 AE Amsterdam), como o próprio nome diz, é uma experiência (única) no mundo da cervejaria. Passeio pela fábrica, conhecendo os tipos de cerais, sabendo um pouco mais da história da marca e finalizando com degustações de cervejas (beber direito da torneira é uma das experiências que te esperam por lá).

Além da famosa marca de cerveja da garrafa verde, Amsterdam apresenta outros rótulos de cerveja e cervejarias (a Holanda conta com mais de 400 cervejarias!!!) como a “Snab Pale Ale” que pode ser apreciada no melhor café/bar da cidade para apreciadores de cerveja local, o Arendsnest, em português “Ninho de Águia” ( Herengracht 90, 1015 BS Amsterdam), o bar apresenta nada mais e nada menos que 100 cervejas locais.

Ainda na capital holandesa, que tal visitar uma microcervejaria ao lado de um moinho (ícone da Holanda!!)? É essa a proposta da cervejaria Brouwerij ‘t IJ (Funenkade 7, 1018 AL Amsterdam), criada em 1985 com a missão de elaborar cervejas com produtos totalmente orgânicos.

Aumentando o percurso pela Holanda, em direção a cidade de Berkel-Enschot (122km (75.81 miles) de Amsterdam), podemos visitar o Koningshoeven Abbey (Eindhovenseweg 3, 5056 RP Berkel-Enschot), fábrica da famosa cerveja trapista La Trappe produzida pelos monges trapistas.

Bélgica

É na pequena cidade em estilo medieval de Bruges onde encontramos os museus de cerveja Bruges Beer Experience (Breidelstraat 3, 8000 Brugge) e a Cervejaria De Halve Maan (Walplein 26, 8000 Brugge), parada obrigatória para os apreciadores.

E os bares, qual visitar?? É dica que vocês querem?! É dica que vocês vão ter. 2be ( 2be, bvba Dubbel, Wollestraat 53, 8000 Brugge); Staminee De Garre (De Garre 1, 8000 Brugge); Duvelorium (Markt 1, 8000 Brugge); Café Vlissinghe (Blekersstraat 2, 8000 Brugge) e o Bauhaus (Langestraat 133-137, 8000 Brugge) – aqui temos excelente bar dentro de um hostel, com degustações diárias de cervejas.

Outra pequena e charmosa cidades da Bélgica para incluir no roteiro cervejeiro é a cidade de Poperingue, sede da Abadia de Saint Sixtus (Donkerstraat 12, 8640 Vleteren) produtora de cerveja trapista Westvleteren Brewery (ótimo para fazer um comparativo com a La Trappe holandesa) e lendária Westvleteren 12.

A capital Bruxelas não fica de fora do roteiro por apresentar um dos mais completos Museu da Cerveja, o Belgian Brewers (1000, Grand Place 10, 1000 Bruxelles) e o conceituado Delirium Café (Impasse de la Fidélité 4, 1000 Bruxelles) apresentando os melhores rótulos (mais de três mil!) de cerveja do mundo. Inclusive está no Guinness Book – Livro dos Recordes como “A maioria das variedades de cerveja disponíveis em 2.004 no Delirium Café, em Bruxelas, na Bélgica. Quando contado em 9 de janeiro de 2004 “. Imperdível!!

Alemanha

O destino mais conhecido e visitado pelos amantes de cerveja, é a cidade de Munique . A bebida mais consumida e admirada no mundo tem “seu mês” de comemoração em Setembro (ok, sabemos que “Oktober” é Outubro em Alemão, mas o que podemos fazer se mudaram as datas?! ¯\_(ツ)_/¯ ), começa na última quinzena de Setembro e vai até o primeiro final de semana de Outubro a festa mais popular do líquido mais apreciado, a Oktoberfest (Thereisienwiese Park). Tudo que é amarelo é cerveja por lá. O liquido de ouro! São mais de 6 milhões de visitantes (e mais de 7 milhões de litros de cerveja) durante os dias do evento em busca de apreciar e conhecer o maior festival cervejeiro do mundo!!

Por sinal, as datas para 2018 já foram divulgadas, entre os dias 22 de Setembro a 07 de Outubro!! Programe-se e não perca esse festival!! 

Dinamarca

Na capital Copenhague, o Museu da Carlsberg (Gamle Carlsberg Vej 11, 1799 Valby) apresenta a maior coleção de garrafas de cerveja do mundo, história da cerveja, degustações de cerveja da Jacobsen Brewery, aulas sobre os ingredientes e o todo processo de fabricação de cerveja.

República Tcheca

Rumo ao Leste Europeu, mais precisamente na República Tcheca, na cidade de Plzen, sim o nome da cidade é o nome do estilo mais popular de cerveja, a Pilsen!! Deparamos com a fábrica Pilsner Urquell Brewery (U Prazdroje, 301 00 Plzeň 3-Východní Předměstí). Na capital Praga, uma visita indicada é na cervejaria U Flekú (Křemencova 11, 110 00 Nové Město) é da mais tradicionais e famosas da cidade. Há o Museu da Cerveja de Praga (Smetanovo nábř. 205/22, 110 00 Staré Město), com espaço subterrâneo para degustação da bebida. Para quem procura uma experiência singular, nada como o Beer Spa Bernard (Týn 644/10, 110 00 Staré Město), um Spa onde todos os tratamentos utilizam cerveja, além de produzirem a própria cerveja Bernard. Excêntrico interessante? Vá, experimente e nos conte!!

Pilsner Urquell Brewery

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!! 🍻

E não esqueça de “amar” o post 😉

P.s.: As fotos foram retiradas da internet!