Check-in Tips18 de agosto de 2016

Doha – conheça o tesouro escondido do Oriente Médio!

image_print

Oi gentee!!

Quando pensamos em um destino no Oriente Médio, Dubai costuma ser a primeira cidade lembrada, seguida de Abu Dhabi, não é mesmo? Mas tem uma cidade que não é nos Emirados Árabe Unidos viu?! É no Qatar!!!

Doha, no Qatar é um dos sete Emirados do Oriente Médio, ganhou mais notoriedade quando ganhou para ser sede da Copa do Mundo 2022.

Mesmo não sendo tão conhecida (pelo menos no Brasil) é recheada de ótimas opções para turistas interessados em arte, cultura história, beleza, boa gastronomia, luxo, tradição e muito mais.

As margens do Golfo Pérsico, na costa oriental do Oriente Médio, encontramos Doha com seus dois milhões de habitantes, capital do país, da economia, cultura e a Cidade da Educação, com seis universidades norte-americanas do gabarito de Northwestern University e Weill Cornell Medical College, divididos em 10 milhões de metros quadrados!!!

Seu nome significa “árvore grande” em árabe, mas há quem diga que Doha vem de “dohat” (baía/golfo, em árabe), independente da tradução, em 1825, Doha era chamada de “Al-Bida”. E conquistou independência em 1971 dos britânicos, a partir daí foi só sucesso!!

Antes a economia era baseada na pesca e em pérolas, Doha chegou a possuir 350 barcos de pérolas, porém foi à descoberta do petróleo (depois da Segunda Guerra Mundial) que enriqueceu o país, e o achado do gás natural só veio para aumentar o cofrinho do Qatar.

Com muito dinheiro em caixa, a primeira alteração na cidade foi no SkyLine. Antes eram casas simples, construídas de pedra, lama e coral que deram lugar a arranha-céus extremamente modernos, tudo para mostrar a atual condição socioeconômica bem como atrair turistas e investimentos. Vamos vê o que tem de bom para visitar em Doha?

Museu de Arte Islâmica

Antes de adentrar o Museu de Arte Islâmica – MAI, a arquitetura do prédio, todo moderno, planejado por Leoh Ming Pei (inventor da pirâmide do Louvre) impressiona e reflete a potência dos petrodólares local. Os números? Cinco andares, 35 mil metros quadrados de área, com biblioteca e pavilhão apto a receber cursos e conferências sobre a temática do Museu.

Por dentro, quem ganha destaque é o excelente acervo datado do Século XVII e XIX sobre cultura mulçumana, os manuscritos, caligrafias, artefatos em cerâmica, metal, ouro vidro, marfim, tecidos, madeira e pedras preciosas garantiram ao MAI o título de “Principal Museu da Cultura Islâmica no Mundo”.

Souq Waqif

 O “Souk” (mercado em árabe) mais antigo do Qatar. Muito movimentado, nele você encontra de tudo que há de melhor na região. É também, o “souk” mais importante para os qataris (nativos do Qatar) devido toda sua história e tradição.

Dica das Sisters: Almoço super delícia no restauranteAl Mirgab“, localizado no Souq Waif Boutique Hotel!!!

Aspire Park

Maior Parque de Doha, detendo uma área de 88 hectares. Lindas fontes de água e um belo lago (único lago no Qatar), área infantil, e cafés em volta fazem do Parque Aspire o local ideal para passeios, piqueniques, tendo a Torre Aspire como pano de fundo. Esta torre, ganha mais destaque a noite, com seu incrível jogo de luzes e cores.

Hamad bin Khalifa Stadium (Al Ahli SC Stadium)

Estádio multi-uso em Doha. Pertence ao time de futebol Al Ahli SC (Doha). Tendo toda tecnologia de ponta consegue receber muito bem 12.000 pessoas, entre as arquibancadas, cadeira e camarotes.

Sisters_in_travel-doha-Hamad bin Khalifa Stadium

Villaggio Mall

Como em tudo no Qatar, o Villagio Mall é um shopping luxuoso, as melhore grifes do mundo estão presente no Villagio, que abriga ao todo 200 lojas.

Seu interior chama atenção pela proposta de imitar a cidade italiana de Veneza, com canais e gondolas. Pista de gelo, cinema, o hiper mercado Carrefour são outras atrações do shopping.

Katara Cultural Village

O próprio nome já diz “Vila Cultural” do Qatar (Katara é o antigo nome do país), palco de grandes eventos nacionais e internacionais.

Com um anfiteatro, Casa da Ópera, cinema e salas de conferêcias “multi-purpose”, “Souk”, Museu Marítimo e uma bela praia, fez do Katara Cultural Village o mais importante Centro Cultural do país!!

The Pearl-Qatar

Muito comum no Oriente Médio, as ilhas artificias encantam, seja pelo seu desenho, arquitetura ou luxo ao extremo.

The Pearl-Qatar é uma ilha artificial presente na capital Doha, Catar. Possuindo quatro milhões de metros quadrados. Totalmente “dedicado” para habitação estrangeira.

Sisters_in_travel-doha-The_Pearl_Qatar

Al Bidda

É o bairro moderno de Doha, os prédios falam por si, ricos em tecnologia (sempre a tecnologia) e arrojados no design chamam a atenção além de promoverem uma SkyLine fantástico a cidade.

Doha Corniche

Um calcadão que se segue pelo bairro Al Bidda, nele é admissível contemplar a evolução da cidade pelos seus prédio prontos e em construção.

State Grand Mosque

Maior mesquita do Qatar, produzida no Século XX no misto de arquitetura árabe tradicional e moderna, culminou em em um lindo templo religioso por dentro e por fora.

Sheikh Faisal Bin Qassim Al Thani Museum

Reputado como um dos maiores museus privados do mundo, o Sheikh Faisal Bin Qassim Al Thani Museum foi aberto em 1998, expondo os mais 15.000 artefatos raros e preciosos do acervo do seu idealizador e fundador Sheik Faisal, que coletou tais peças ao longo de suas viagens pelo mundo.

Essas peças estão dividas em temáticas: Herança do Qatar, Arte Islâmica, Moedas & Moedas e Veículos. Dentro de cada tema há uma subdivisão.

Mathaf: Arab Museum of Modern Art

As 9.000 obras de cunho contemporâneo e moderno podem ser facilmente observadas no Mathaf: Arab Museum of Modern Art. Constantemente há exposições privadas ou coletivas de artistas locais e internacionais.

Sisters_in_travel-doha-Mathaf_Arab_Museum_of_Modern_Art

Al Wajbah Fort

Palco da grande guerra entre o exército do Sheikh Jassim bin Mohammed Al Thani com o exército Otomano (o exército do Sheik ganhou!!) em 1893. E residência de Hamad bin Abdullah Al Thani (governante do Qatar) por vários períodos. O Al Wajbah Fort, edificado em 1882, traz grande significado para os qataris

Sisters_in_travel-doha-Al_Wajbah_Fort

O que acharam de Doha?

Deixe nos comentários, vamos adorar saber. E não esqueça de “amar” o post!!

P.s.: Algumas fotos foram retiradas da internet. 😉