Passeios Tips11 de maio de 2017

Centenário das aparições de Fátima 2017

image_print

Oiii, gente!!!

Neste ano de 2017, Portugal está em festa, mais precisamente a cidade de Fátima. O motivo? Em Maio é celebrado os 100 anos das Aparições de Fátima!!

A história conta ter sido no mês de Maio de 1917 (alguns alegam ter ocorrido no dia 13) que a Virgem Maria apareceu as três crianças na Cova da Iria, onde hoje é o Santuário de Fátima.

As três crianças agraciadas pelo aparecimento da Virgem Maria, foram Lúcia e seus primos, Francisco e Jacinta, com então 10, 09 e 07 anos de idade, respectivamente.

A época da primeira aparição, a Europa vivia a Primeira Guerra Mundial, e a imagem da senhora “mais branca que a luz do sol”, como assim era descrita a Virgem pelas três crianças, pedia por penitencia, oração e paz na terra, além de revelar os “Três Segredos de Fátima”.

Hoje o local abriga a Capela das Aparições, Basílica de Nossa Senhora do Rosário (onde foram enterrados os três pastorinhos) e Basílica da Santíssima Trindade. E reúne mais de milhões de fiéis e curiosos todos os anos, em busca de paz, proteção e renovação de fé.

Tamanha importância religiosa merece comemorações a altura. Por isso a programação é extensa e conta com a presença do soberano católico, o Papa Francisco.

A programação inicia no dia 13 de maio e finaliza no dia 13 de Outubro de 2017 (a data escolhida para o término das comemorações é a mesma da data da última aparição da Virgem Maria no local, 13/10/1917). De caráter religioso e cultural, a cronograma vai apresentar exposições, concertos de música sacra, atuações artísticas, conferências, cursos de verão e o Congresso Internacional “Pensar Fátima”, que acontecerá em Junho.

O Papa Francisco vai estar presente no primeiro dia de celebração. Dentre os vários atos que irá praticar, destacamos a canonização de duas das três “crianças de Fátima” que viram as aparições da Virgem Maria. Jacinta e Francisco foram beatificados pelo Papa João Paulo II (em 2000) e serão canonizadas pelo pontífice, e desde 2008 tentam beatificar Lúcia, após seu falecimento em 2005.

Mais que participar deste momento histórico católico, a cidade de Fátima outras atrações, verdade seja dita, a maioria faz referências ao aparecimento da Virgem Maria. Localizada ao Norte de Portugal, no Distrito de Santarém, na região de Lisboa e Vale do Tejo, Fátima fica a 130 km (80.78 miles) de Lisboa, capital portuguesa, um bate-volta que vale muito a pena.

Museu de Cera, Museu Interativo – O Milagre de Fátima, Museu de Arte Sacra e Etnologia, Casa de Jacinta e Francisco Marto e a Casa de Lúcia, são algumas referências para visitação. Nas proximidades da cidade, encontramos a Gruta da Moeda, Gruta dos Moinhos Velhos, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, Ecoparque Sensorial da Pia do Urso, Aquagruta, Castelo de Ourém, Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém/Torres Novas, Museu Municipal de Ourém. Para os atletas, todo ano, Fátima é a cidade sede da Corrida e Caminhada pela Paz.

Ótimo motivo para conhecer ou voltar a esta cidade linda e cheia de fé!!

Escreva nos comentários que acharam, e não esqueça de “amar” o post!! 😉

P.s.: As fotos foram retiradas da internet.